Agora que as fronteiras estão se abrindo depois de muitos anos e se avizinha um tempo de mudanças, cheio de possibilidades e perigos para a sociedade cubana e talvez para todos. Queremos fazer ouvir nossas vozes, nossas propostas sociais e de cooperativismo autogestionado, e pedimos vossa ajuda para poder custear gastos de coordenação de nossa rede de coletivos e iniciativas sociais em Cuba.
Somos o Observatório Crítico Cubano. Nossos projetos incluem anos de trabalho pela Não violência, a luta contra o Racismo, os direitos do coletivo LGTB, a recuperação da Herança Originária indo e afrocubana, o Ecologismo, o desenvolvimento da Cultura informática Open Source, as comunidades de Apoio Mútuo em Saúde Mental, o apoio Educativo à Infância através de jogos não-competitivos e não-adultocêntricos, a criação e Investigação Cultural, a promoção do socialismo autogestionário, e a elaboração de Propostas de Construção do futuro de Cuba desde a perspectiva libertária.
Desde o Observatório Crítico Cubano trabalhamos em prol de um mundo onde o espaço público seja patrimônio de todas as pessoas, não de umas minorias com poder. Onde as decisões que afetam a toda a população não se discutem nem se tomam as costas da maior parte dela. Nesse mundo se reserva a mais alta estima às iniciativas dos moradores e moradoras que se reúnem espontaneamente para oferecer às comunidades seus melhores dons, através da arte, de ações ecológicas, da lembrança de tradições históricas e culturais, e da promoção da educação popular. Nesse mundo os que trabalham são verdadeiros donos de seus meios de produção. Contrário à lógica dominante de hoje, ali não se privilegia o lucro, a manipulação e a imposição da lei do mais forte, senão as formas de diálogo, de acordo e de busca de consenso sobre os temas importantes da vida social. Nesse mundo em construção se respeitam as consciências todas, e de maneira ecumênica, os representantes das diversas manifestações da espiritualidade participam, em plano de igualdade.
Que pretendemos fazer:
Em Junho deste ano pretendemos iniciar um pequeno Tour por alguns países da Europa (França, Espanha, e quiçá outros dois países ainda por definir) para participar em vários foros internacionais onde nos convidaram, nos quais poderemos difundir a realidade social e cultural de Cuba, pela primeira vez em muitos anos, desde o coração das pessoas da ilha e fora do discurso oficial do Estado Cubano ou de interesses internacionais que tentam silenciar a cotidiana luta do povo cubano por um mundo melhor e mais justo para si e para a humanidade. Para isso necessitamos vosso Apoio.
Que necessitamos:
– Pagar visas, impostos de aduana e passagens de avião a França a dois integrantes de nosso coletivo: 3000 EUR.
– Pagar o transporte de quatro pessoas para uns três ou quatro países por via terrestre: 1000 EUR.
– Pagar gastos de alimentação e hospedagem dessas quatro pessoas nestes países durante uns 20 dias que duraria o tour: 1000 EUR.
TOTAL: 5000 EUR.
Por que pedimos:
Não recebemos financiamento de nenhum estado, instituição oficial, ou ONG. Tampouco desejamos recebê-la, a fim de garantir nossa total independência e não subordinação a agenda externa alguma. Em ocasiões recebemos modestas doações de coletivos e pessoas afins a nossos princípios, de maneira desinteressada e incondicional. Tampouco nossas práticas geram lucro de algum tipo, muito pelo contrário.
É sabido, ademais, que com o salário médio dos cubanos (20 dólares mensais), é impossível cobrir os altíssimos gastos de uma viagem deste tipo.
Que daremos em troca:
• Não temos muito material para dar em troca, mas sim nossa gratidão e boa vibração.
• Para quem deseje tornar públicos seus nomes, teremos uma lista de agradecimentos em nossa web com aquelas pessoas que colaboraram em materializar este empenho.
• Ademais, se o permitem, incluiremos vossos correios eletrônicos em nossa lista de distribuição, de modo que possam receber os boletins emitidos por nossos coletivos.
Faremos chegar a cada contribuinte um resumo de nossa viagem, assim como um informe pormenorizado do uso que se deu aos fundos coletados.
Para informações sobre esta campanha: https://apoyoalobservatoriocritico.wordpress.com.
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Água de cristal
Forma nuvens coloridas
No meu céu de sol.
Claudia Chermikoski
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!