No domingo, 5 de abril, dia da greve no setor do comércio, a Coordenadora de ação contra a abolição do domingo como dia festivo empreendeu uma série de manifestações. Além disso, este seria o primeiro domingo que entraria em vigor a lei sobre a abertura das lojas aos domingos. Por conseguinte, as duas manifestações realizadas tiveram dois aspectos.
Em Atenas, desde as 9 horas, foram realizados bloqueios em mais de 40 lojas na rua mais comercial da cidade. A partir das 10h30 aconteceu uma concentração que tinha sido convocada pela Coordenadora. A Associação Sindical dos Trabalhadores em Livrarias, Papelarias e Publicações da província de Ática realizou um bloqueio da loja de eletrônicos Public, onde há uma livraria. O sindicato dos trabalhadores da Vodafone realizou um bloqueio na loja da Vodafone, nas imediações da praça central de Atenas.
Ao mesmo tempo, a coletividade “Trabalhadores e trabalhadoras no setor de comércio”, a Assembleia de Solidariedade com a funcionária que foi demitida pelos proprietários da cadeia de supermercados AB Vasilopoulos, e a Coordenadora de Ação realizaram um bloqueio de seis horas do supermercado AB no bairro de Jolargós, onde trabalhava a funcionária despedida.
Por volta das 15 horas terminaram os bloqueios e começou uma marcha pelo centro de Atenas. No comunicado divulgado pela Coordenadora de Ação foi citado que a maioria dos trabalhadores participou da greve, assim como algumas pessoas que tinham ido ao centro de Atenas para ver as vitrines ou para comprar alguma coisa. No entanto, não faltaram os idiotas ou lacaios dos patrões de pequenas ou grandes empresas, que tentaram colocar impedimentos aos bloqueios e piquetes, e em alguns casos tentaram agredir os grevistas, mas sem sucesso.
Assinalamos que ao mesmo tempo em que os membros destes coletivos, sindicatos de base, assembleias e iniciativas realizavam essas ações combativas, buscando anular na prática a tentativa de abolir o domingo como dia festivo, a fração sindical do autodenominado Partido Comunista se limitou a uma marcha-passeio ao longo da rua comercial, sem participar ou organizar qualquer ação. Todos os meios de desinformação atacaram os grevistas e os que participaram ativamente das manifestações, e elogiaram a atitude do Partido “Comunista”, qualificando-a de madura e responsável.
Fonte e mais fotos: http://www.provo.gr/antapokrisi-apergia-5-aprili/.
O texto em castelhano:
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
estrela do mar
abraça a areia
para a beijar
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!