Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Abril / 12 / [Espanha] Pastora González: “Os cárceres são centros de extermínio”

[Espanha] Pastora González: “Os cárceres são centros de extermínio”

By A.N.A. on 12 de Abril de 2015

espanha-pastora-gonzalez-os-carc-1

Pastora González, do coletivo Nais contra a impunidade, participou de um colóquio na CNT-AIT de Salamanca [em 4 de abril passado].

Perdeu seu filho Xosé Tarrío no cárcere, e passou metade da vida denunciando as torturas sofridas por presos e presas no estado espanhol.

O relato de Pastora arrepia. Foi testemunha das torturas sofridas por seu filho, chegando inclusive a vê-lo algemado à cama do hospital enquanto estava gravemente enfermo. Apesar de tudo tira forças para afirmar com firmeza que “os cárceres são centros de extermínio e campos de concentração”.

Sua associação Nais contra a impunidade (Mães contra a impunidade) luta pelos direitos das pessoas presas desde uma perspectiva abolicionista. “Se tivesse que escolher uma ideologia seria o anarquismo, porque é a única que não quer que existam os cárceres”, afirma Pastora.

Durante cerca de duas horas narra o calvário sofrido por seu filho Xosé Tarrío, que lutou contra o sistema penal e carcerário até sua morte em 2005.

Ainda que Xosé tenha sido condenado a só 2 anos, 4 meses e um dia por um roubo menor, terminou cumprindo 17 anos de cárcere por sua participação em fugas e motins.

Deixou vários escritos entre os quais destaca seu livro “Fuja, homem, fuja. Diário de um preso FIES”, onde denuncia a crueldade do sistema carcerário espanhol, e conta com uma praça em sua homenagem inaugurada por anarquistas no madrilenho bairro de Lavapiés.

Pastora denuncia que, assim como Xosé, todos os presos e presas sofrem umas condições e maus tratos deploráveis. Destaca o sangrento caso dos presos em regime FIES, onde são separados do resto dos reclusos e submetidos a fortes torturas e isolamento.

Nais contra a impunidade difunde os numerosos casos de graves torturas nos cárceres espanhóis a que submetem os presos libertários e que lutam para melhorar suas condições como o de Diego Viña, morto “em estranhas circunstâncias” nos calabouços da guarda civil, ou Noelia Cotelo, vítima de abusos sexuais e torturas contínuas por parte de seus carcereiros.

Durante o colóquio também citou os casos de José Antúnez Becerra e Javier Guerrero, que protagonizaram longas greves de fome para denunciar sua situação, ou Gabriel Pombo da Silva, que tem cerca de trinta anos de condenação no que parece uma cadeia perpétua encoberta.

Fonte: salamanca.cnt.es

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/12/12/espanha-nestes-centros-de-exterminio-nao-existe-a-reinsercao/

agência de notícias anarquistas-ana

Gatinha meiga
ao passar da mão
seu corpo se ajeita

Eugénia Tabosa

Posted in Mundo | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Luana em Da Crueldade à Revolução: O Caso Orelha como Sintoma do Capitalismo e Chamado à Insurreição18 de Fevereiro de 2026

    Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!

  2. Raphael Cruz em Café com Anarquia #1 | “Sacudamos o tédio. Anarquia, ciência, corpo”, de Camillo Berneri13 de Fevereiro de 2026

    Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…

  3. Ilan Shalif em Desconstruindo Altares: Por um Anarquismo Sem Gurus e Sem Compromissos com o Poder11 de Fevereiro de 2026

    Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…

  4. Herik em Desconstruindo Altares: Por um Anarquismo Sem Gurus e Sem Compromissos com o Poder11 de Fevereiro de 2026

    crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.

  5. Sara em Frank Fernández (1932–2026). Historiador do anarquismo cubano, militante libertário e intelectual no exílio2 de Fevereiro de 2026

    Que a terra lhe seja leve, compa!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários