Noelia Cotelo Riveiro, que está em greve de fome desde 23 de março na Prisão de Brieva, comunicou por telefone que ontem se auto-lesionou cortando as veias do braço. Ela tomou esta decisão, uma vez que, depois de 20 dias de jejum, as autoridades prisionais não só não atenderam as suas exigências básicas para ser autorizada a dispor de seus pertences e produtos de higiene pessoal e que deixem de colocar obstáculos intransponíveis à realização de seus estudos, mas sequer chegou a receber o mínimo cuidado sanitário.
Depois da automutilação, tampouco foi vista por um médico. Um ATS que costurou a ferida, mas nem providenciou gases suficientes para limpá-la e cobri-la. Noelia está incluída no FIES [Ficheros de Internos de Especial Seguimento] e isolada a maior parte do dia em uma cela praticamente nua, sujeita à agressividade dos carcereiros e abandonada pelos demais em todos os sentidos. Precisa de apoio, que se demonstre de verdade que não está sozinha. Apesar de não entregarem as cartas para ela imediatamente, já que tem o correio dificultado, escrever para ela pode ser um bom exemplo disso.
Mas isso só seria o mínimo, a difícil situação de Noelia exige a nossa atenção. É preciso apoiá-la com todos os meios ao nosso alcance, mas, acima de tudo, com inteligência, responsabilidade, sensibilidade e empatia, uma vez que todo o barulho feito até agora sobre o seu caso não teve qualquer efeito positivo. Não temos que fazer dela uma heroína e mártir, mas ajudá-la a sair da situação de opressão e miséria que a mantêm.
Solidariedade real com Noelia!
Noelia Cotelo Riveiro
Centro Penitenciário de Brieva
Ctra. de Vicolozano
05194 Brieva (Ávila)
Espanha
Fonte: tokata.info
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
espuma do mar
adensa o voo das
gaivotas no ar
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!