Hoje, 16 de abril de 2015, Atenas se manifestou em solidariedade com a luta antimineração em Calcídica. Mais de 3.000 pessoas, a maioria anarquistas, antiautoritários e membros de grupos e partidos esquerdistas extraparlamentares, participaram da manifestação que aconteceu no centro de Atenas, alçando a voz contra a mineração de ouro no norte de Calcídica.
A concentração da manifestação foi realizada no pátio dos Propileus da velha Universidade, no centro de Atenas. Atualmente, o edifício neoclássico da velha Universidade abriga a Reitoria da mesma, que está ocupada há 18 dias por solidários com a greve de fome de alguns presos políticos. O edifício da Reitoria está sob o cerco policial já faz alguns dias.
A manifestação começou com confrontos entre policiais e ativistas que tentaram romper o cordão policial em torno do edifício da Reitoria (vídeo¹). Os manifestantes marcharam quase uma hora pelo centro, atravessando a praça principal de Síntagma (Constituição), onde o Parlamento está localizado, antes de retornar ao local da concentração, ali a maioria dos manifestantes se dispersou. Um pequeno grupo foi para o bairro vizinho de Exarchia, onde, por um tempo, surgiram confrontos entre este grupo e os policiais.
Observamos que na parte da manhã muitos dos mineiros, valentões, funcionários e outros mercenários contratados pela empresa mineira Ouro Grego, filial grega da multinacional Eldorado Gold, chegaram a Atenas com o objetivo de se manifestar pela materialização do projeto de mineração. Um porta-voz da empresa afirmou que estes canalhas chegariam à praça principal e acampariam à noite do lado de fora do Parlamento. Porém, a massividade da manifestação antimineração obrigou-os a mudar seus planos, cancelar o acampamento e deixar Atenas na tarde do mesmo dia da chegada.
Um dos esbirros da patronal da empresa de mineração, disse como porta-voz dela, que optaram por sair com antecedência de Atenas para não coincidir com a marcha antimineração. É uma pena que tenham feito uma longa viagem (à custa da mineradora é claro) e ficado tão pouco tempo em Atenas. Esperamos que voltem, e que na próxima vez façam o possível para não coincidir com os nossos caminhos.
A luta antimineração nos preocupa a todos. E vai continuar até a anulação do desastroso projeto de mineração em Calcídica.
[1] https://www.youtube.com/watch?v=uZBaB6yWU5M
O texto em castelhano:
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Quase escondida
entre a casca e o tronco
teia de aranha.
Rodrigo de Almeida Siqueira




Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!