[Ativistas do “Glasgow Anarchist Collective” e da “Solidarity Federation” realizaram nesta sexta-feira (17 de abril) uma manifestação em frente ao Consulado da Espanha, em Edimburgo, em solidariedade com os anarquistas espanhóis detidos recentemente na chamada Operação Piñata. Reproduzimos a seguir o comunicado lido durante o protesto.]
Nem Deuses! Nem Amos! Nem Piñata! Nem Mordaça!
Trinta e nove pessoas foram detidas no bojo da Operação Piñata, uma continuação da Operação Pandora. Quinze destas pessoas foram detidas em 30 de março e em 1º de abril, cinco delas foram encarceradas sob a acusação de “participação em uma organização terrorista”, enquanto que dez foram postos em liberdade sob fiança.
Os outros detidos foram inicialmente detidos sob a acusação de “desobediência e resistência” e destes vinte e quatro já foram postos em liberdade.
Os cinco anarquistas que ingressaram no cárcere foram acusados de pertencer aos Grupos Anarquistas Coordenados (GAC), que estão acusados da “promoção e coordenação de sabotagem”.
O governo espanhol retrocedeu no tempo, a seus dias mais obscuros, mediante a incorporação da Lei Mordaça, em uma tentativa de acabar com a crescente dissidência de seu próprio povo e para tratar de fazê-los tremer e para que fiquem em casa.
Também está utilizando estas novas leis draconianas em uma tentativa de criminalizar o anarquismo e para fazer com que inclusive a organização mais básica, seja ilegal com a ameaça de enormes multas que alcançam milhares de euros.
Como anarquistas estamos enfurecidos, ainda que não surpreendidos pelas ações do governo espanhol e estamos aqui hoje em solidariedade com nossos camaradas espanhóis. Nossos pensamentos estão com os que continuam encarcerados.
Eles são:
Francisco Domínguez
Mónica Caballero
Paul Java Cevallos
Jorge Linaves Izquiredo
Javier García Castro
Javier Grijalbo Adan
Enrique Pérez Balaguer
Todos somos muito conscientes de que uma legislação similar está sendo preparada aqui neste momento; o governo do Reino Unido está imerso em cortes massivos e também tentará sufocar qualquer dissidência antes da próxima onda de cortes.
Estamos comprometidos em tomar uma posição contra a repressão e exortamos a todos os que ouvem esta mensagem, para levar o que está acontecendo na Espanha a sério. O que está acontecendo ali tem enormes implicações para nossas liberdades civis. Como sociedade e como anarquistas temos que nos organizar mais do que nunca, e ficar preparados para afrontar os desafios que se avizinham em nosso caminho.
Nem Deuses! Nem Amos! Nem Piñata! Nem Mordaça!
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
ave calada –
ninho em silêncio
na madrugada
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!