Faz uns dias na página web do Observatório de Atividades Mineiras foram publicadas várias fotos e um vídeo do rio Kokkinólakkas no noroeste de Calcídica, onde a empresa mineradora Ouro Grego (Elinikós Jrisós), filial da multinacional Eldorado Gold, começou as obras de construção de uma mega-mineradora de ouro.
O rio passa por Skuriés, a zona de duas minas subterrâneas no monte Kákavos, no noroeste de Calcídica. No rio derramam vários líquidos ácidos, metais pesados e outros resíduos industriais. Estes derrames são os refugos da extração de minerais sulfurosos. Sua cor é devido a sua exposição ao ar e à reação com a água do rio.
As imagens que se pode ver nas fotos e no vídeo são diárias. Supõe-se que a empresa grega Ouro Grego havia resolvido o fenômeno do escoamento ácido preenchendo as galerias de extração subterrânea de terra. No entanto, a empresa mineradora usa os mesmos escoamentos sulfurosos para o preenchimento das galerias. Como consequência o escoamento e a contaminação é muito maior. De todas as formas, ainda que, quando se preencham as galerias subterrâneas após a extração, não se evitaria a contaminação. Agora, no entanto, é ainda maior.
Supõe-se também que a empresa mineradora Ouro Grego dispõe de um sistema de coleta e evacuação de águas residuais. Supõe-se que as águas residuais são tratadas com um processo químico. Não obstante, as imagens que publicamos no início são as que se vêem cada vez que chove em Calcídica (fotos de novembro de 2014, fotos de fevereiro de 2014, e do mar contaminado nas praias de Stratoni, um povoado vizinho).
Assinalamos que a empresa mineradora Ouro Grego recebeu por sua gestão ambiental a certificação ISO 14001 da Organização Internacional para Normalização… E claro, as várias diretivas da União Europeia, entre elas as relativas às águas (2000-60), são muito flexíveis quando se trata dos interesses do Capital transnacional. Notamos que o Plano de Gestão das Bacias dos Rios da Macedônia Central não incluiu a zona das minas de Skuriés na Diretiva… Deste modo a empresa pode fazer o que quiser, contaminando as águas dos rios, os lençóis freáticos de Calcídica e o mar Egeu com perigosas emissões. Agora, como as minas não estão incluídas na Diretiva da União Europeia a empresa multinacional não pagará as migalhas da multa que provavelmente teria que pagar se estivesse incluída.
Notamos também que o tema desta “contaminação multinacional” foi silenciado tanto pelos meios de desinformação, propaganda e lavagem cerebral, como pelas denominadas organizações de meio ambiente ou ecologistas.
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=kHZT9jZSRno
https://www.youtube.com/watch?v=JpH2rcI1ePw
Fonte e mais fotos: http://antigoldgr.org/
O texto em castelhano:
http://verba-volant.info/es/contaminacion-multinacional/
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
canta bem-te-vi
sol por todo o lado
natureza sorri
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!