No sábado, 18 de abril, a regional andaluza realizou a sua homenagem ao grupo guerrilheiro anarquista de Los Jubiles na estância de Mojapiés, onde a maior parte do grupo foi assassinado em 6 de janeiro de 1944.
Na homenagem participaram companheiros e companheiras de Jaen, Andujar, El Arahal, Pedrera, Córdoba, Fernán Núñez e Malaga, entre outros lugares. Cerca de 100 pessoas viajaram até a estância de Mojapiés, onde o monumento foi erguido há alguns anos pela CNT de Córdoba.
No ato, uma coroa de flores e uma placa comemorativa foram colocadas perto do monumento. O companheiro Nacho Múñiz, autor do livro “Luchas libertarias del campesinado. Resistencia antifascista y represión en Bujalance“, que aborda o processo de investigação sobre o registro do processo a este grupo guerrilheiro, repassou a história do grupo guerrilheiro, de seus apoiadores, ligações e familiares. O companheiro Fráncisco Cortés, encorajou-nos a continuar o trabalho de recuperação da memória histórica libertária. O evento continuou com poemas e interpretações musicais de vários companheiros e companheiras, para terminar com um “comes e bebes” de confraternização preparado por companheiros do sindicato de Pedrera.
Os companheiros e companheiras desfrutaram de um excelente ambiente reivindicativo, alegre, que nos animou a continuar a luta dos companheiros e companheiras caídas na luta por uma sociedade libertária.
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=FwKK1kumlds
agência de notícias anarquistas-ana
Borboleta azul
raspa este céu de mansinho
insegura e frágil.
Eolo Yberê Libera
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!