No domingo 3 de maio, dia de greve no setor do comércio, a “Coordenadora de ação contra a abolição do domingo como dia festivo”, a “Associação Sindical de Trabalhadores em Livrarias, Papelarias e Editoras da província de Ática”, a iniciativa “Trabalhadores no setor do comércio” e vários sindicatos, realizaram uma série de mobilizações em Atenas e em outras cidades do território do Estado grego.
Em Atenas realizaram-se de início bloqueios de lojas departamentais na rua de pedestre mais comercial do centro da cidade. Logo os bloqueios se estenderam a várias lojas, grandes e pequenas. Entre as lojas que foram bloqueadas mencionamos a loja da Public na praça maior, e a da Wind, situada a pouca distância da praça.
No comunicado que emitiu a Coordenadora é citado que a atitude de muitos dos trabalhadores foi positiva. Em várias ocasiões os grevistas entabularam conversa com os trabalhadores que haviam sido avisados por sua patronal que se não trabalhassem seriam despedidos. Alguns deles saíram fora das lojas, solidarizando-se com os manifestantes.
Também, em vários bloqueios de lojas os manifestantes tiveram a oportunidade de falar com as pessoas que haviam chegado ao centro para dar um passeio. Em alguns casos a atitude das pessoas foi positiva. Em outros casos foi hostil para com os grevistas.
Os bloqueios duraram cinco horas. Em seguida realizou-se uma marcha até a praça do bairro turístico de Monastiraki, onde se distribuíram milhares de folhetos em grego e em inglês. Também, durante as mobilizações foram ouvidas leituras de panfletos através de um megafone.
O texto em castelhano:
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
O bambu não cansa,
o ano inteiro
na mesma dança.
Fabiano Vidal
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!