Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Maio / 07 / [Itália] Palermo: “Impossível não notar a presença anarquista na praça”

[Itália] Palermo: “Impossível não notar a presença anarquista na praça”

By A.N.A. on 7 de Maio de 2015

parlemo

Sábado 25 de abril, praça Casa Professa, a dois passos do mercado popular de Ballaró, tornou-se o lugar da festa e da reflexão sobre o antifascismo de ontem e de hoje. Banquinhas de livros, materiais informativos, animações para crianças e também uma pequena feira de artesanato preencheram a praça durante todo o dia. Houve espaço para o debate sobre a resistência curda e sobre o Rojava, com as intervenções de alguns companheiros da rede “Palermo solidária com o povo curdo” que participaram à Newroz deste ano e contaram a experiência e as impressões deles sobre a luta pela democracia e a autodeterminação dos curdos contra o obscurantismo do Estado islâmico e das potências que o apoiam. Um fio vermelho, aquele das resistências de hoje, que liga a construção de uma sociedade diferente ao empenho do movimento No Muos para libertar a Sicília da abrangente e criminal presença da base estadunidense de Niscemi, uma infraestrutura militar ilegítima sob qualquer ponto de vista. A seguir a apresentação do livro de Angelo Sicilia sobre os partigianos sicilianos (Testimonianze partigiane. I siciliani nella lotta di Liberazione, Navarra editor) e a intervenção de Giuseppe Benincasa, partigiano “Ellas”, sobrevivente de Cefalonia.

Impossível não notar a presença anarquista na praça com o bem nutrida banquinha de livros de Libert’Aria – espaço de cultura, uma panfletagem distribuída pela FAI [Federação Anarquista Italiana] palermitana, e a curadíssima mostra sobre “Os anarquistas na Resistência”, constituída de dez painéis repletos de fotografias e didascálias sobre a intransigente contribuição dos libertários italianos à causa do antifascismo. A mostra suscitou o interesse de muitíssimas pessoas durante todo o dia.

Ph. G. Bucca / Libert’Aria

Fonte e mais fotos:

http://spaziodiculturalibertaria.noblogs.org/post/2015/04/28/25-aprile-2015-a-palermo-foto-e-report/

Tradução > Carlo Romani

agência de notícias anarquistas-ana

Paz. Forte em ruínas,
E na boca de um canhão
Um ninho de pássaros.

Luís Antônio Pimente

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Mundo | Tagged Itália

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários