Após a incursão policial massiva contra os anarquistas na terça-feira (28 de abril) à noite, três pessoas foram acusadas de terrorismo e encarceradas. A operação policial chamada “Fênix” começou na madrugada com buscas domiciliares em dezenas de casas particulares, a maioria na cidade de Praga, e no centro social “Ateneu”. Cerca de 20 pessoas foram presas, algumas delas foram interrogadas e liberadas em seguida.
Três pessoas foram acusadas de tentativa de terrorismo (12-20 anos de prisão), algumas outras foram oficialmente investigadas pelo mesmo delito, mas foram postas em liberdade. Inclusive outras pessoas foram acusadas de não denunciar este grave crime (!?). Três pessoas foram presas. Alguns servidores foram confiscados, e a maioria dos sites anarquistas tchecos está fora do ar.
A história da polícia é que o grupo de pessoas formou uma “célula autônoma” que planejava atacar um trem com excedentes do exército ou carros da Hyundai com coquetéis molotov. Eles dizem que estavam organizados como um grupo porque um deles havia comprado gasolina e que outros deveriam ter trazido garrafas… A polícia também os conecta com uma série de casos de ataques incendiários, a maior parte deles para lá de ridículos. No link¹ abaixo você pode ver imagens de um carro da polícia que supostamente eles tentaram queimar. É evidente que não há nenhum dano, mas mesmo assim é considerado terrorismo.
Os grupos anarquistas tchecos divulgaram uma carta aberta conjunta afirmando que o único objetivo da operação é assustar os movimentos que estão começando a obter algum tipo de apoio público, fazendo menção especial a luta da rede de apoio para o pagamento dos salários no Restaurante “Rizkarna” em Praga e no caso do centro social autônomo “Klinika”. Hoje, a manifestação do Primeiro de Maio aconteceu com a participação de 400 pessoas. No ato, um dos ativistas investigados pronunciou um discurso. Neste final de semana, acontecerá uma feira anarquista em Praga, um dos maiores eventos do movimento anarquista local.
Anarchist Black Cross (ABC)
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Trégua de vidro:
o canto da cigarra
perfura rochas.
Matsuo Bashô
Hoje eles prendem anarquistas. Amanhã sera qualquer um.
Enviamos toda força aos compas que lutam e resistem.