Nesta terça-feira, 5 de maio de 2015, a Segunda Corte de Apelações de Santiago determinou a sentença contra nossa irmã Tamara Sol Farías Vergara. A corte rechaçou o recurso de nulidade que apresentaram os advogados defensores e reafirmou a condenação determinada em 4 de fevereiro de 2015, em que se condenava Sol a 7 anos de prisão, 61 dias de liberdade vigiada mais uma série de pagamentos mensais. Foi um golpe duro para a família que esperava que a sentença fosse reduzida, mas como sabemos “a justiça não é para os pobres,” como bem dizia seu pai, David Farías Delva, à saída do tribunal.
Uma vez escutada a sentença, o desespero da família se fez notar no protesto e na impotência de sua avozinha que foi de encontro à juíza, ato que foi brutalmente reprimido pela polícia judicial. Anos de impotência e de sofrimento que carrega a anciã mãe, Luisa Toledo, a quem primeiro, assassinaram e arrebataram a seus dois filhos de 16 e 18 anos durante a ditadura militar, conhecidos como os irmãos Vergara e que estiveram lutando durante todos estos anos por conseguir justiça e encarcerar aos culpados. Mas passados mais de 30 anos, e ainda os assassinos caminham livres pelas ruas, e hoje arrebatam a sua neta em um caso claramente de perseguição política contra a família.
A solidariedade se fez notar também ao lado de fora do tribunal, onde as ruas estavam repletas de jovens, os quais protestavam contra a injusta condenação e em apoio a Sol. O protesto foi reprimido brutalmente por policiais do GOPE, os quais arremeteram contra todos, e, inclusive, contra os que saíam do tribunal.
Tamara Sol Farías Vergara, de 25 anos, foi condenada por ser autora de homicídio qualificado em grau frustrado pelo delito de disparar contra Ronaldo Francisco Vargas Fuentes, um guarda de segurança do Banco do Estado, o qual nem sequer foi ferido pela ação de Sol. Ainda assim ela foi sancionada duramente por parte de uma lei surda, cega e muda que está feita, delineada, e planificada para submeter aos pobres.
Sol à rua! Solidariedade à família Vergara! Marrichiweu!
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/03/25/chile-carta-da-familia-de-tamara-sol/
agência de notícias anarquistas-ana
Sobre mim a lua.
Lá atrás das altas montanhas
outro deve olhá-la.
Alexei Bueno
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!