No sábado, 2 de maio, umas 80 pessoas se manifestaram em Kaloskopí, um pequeno povoado da província de Fócide, aos pés do monte Parnaso. A manifestação realizou-se em solidariedade com Stéfanos Kollias, um lutador social cuja casa recebeu um ataque incendiário por causa de sua participação ativa na luta contra as minas de bauxita no Parnaso.
Faz alguns anos Stéfanos regressou a seu povoado de origem com o fim de assentar-se permanentemente em sua casa natal. Desde que se envolveu no movimento contra as contaminantes minas de bauxita, sua casa recebeu quatro ataques incendiários. Dois deles não causaram graves danos à casa. Em um deles se queimou uma grande parte dela. Reconstruiu-se a parte destruída e no recente ataque incendiário destruiu-se de novo uma grande parte dela.
Antes da manifestação realizou-se uma palestra sobre as desastrosas consequências da extração de bauxita para o ecossistema da zona e as águas do mar de Corinto, sobre o abandono dos povoados por seus habitantes, sobre os ataques incendiários paraestatais e a organização da luta contra o saque desapiedado da natureza pelo Capital transnacional.
A marcha que sucedeu a concentração de protesto e a palestra, passou por quase todas as ruas do povoado, gritando lemas contra a extração e a favor do lutador social cuja casa foi incendiada. Nos eventos participaram amigos e familiares de Stéfanos, habitantes da província, assim como membros de coletivos anarquistas e esquerdistas.
Fonte e fotos:
O texto em castelhano:
http://verba-volant.info/es/ataque-incendiario-a-casa-de-luchador-contra-minas-de-bauxita/
agência de notícias anarquistas-ana
No ocaso do outono
só o carrapicho gruda
na velha calça…
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!