A FORA completa mais um ano de luta e organização na região argentina. São 114 anos atravessados com diferentes forças e em múltiplas situações adversas, mas sempre com o mesmo horizonte e objetivo: a emancipação dos trabalhadores das cadeias da exploração.
Fundada em 25 de maio de 1901, se converteu em uma organização temida pelas patronais e o Estado, mas sempre respeitada pelos trabalhadores em geral, graças a seu compromisso e combatividade e a que seus militantes nunca renunciaram nem entregaram seus direitos. Por isso é que, longe de ficar na defensiva, foi sempre à frente e buscou sem cansaço com seus princípios na cabeça, a revolução social, com a qual os trabalhadores recuperem sua dignidade e mudem definitivamente sua condição de explorados.
A grande diferença com o resto das organizações obreiras é sua forma de organização, de tipo horizontal e federalista, única maneira de que as decisões e interesses coletivos não caiam nas mãos de uns poucos, senão que sejam dos trabalhadores em seu conjunto.
Desde seu início se recusou a levar a luta dos trabalhadores por outro caminho que não seja a ação direta, rechaçando a participação eleitoral e a política partidária, não participou, nem participa na farsa da democracia burguesa. Sua verdadeira força se fundamentou sempre na solidariedade que vai mais além dos limites de um grêmio, estendendo-se à totalidade dos trabalhadores.
Hoje em dia, na Federación Obrera Regional Argentina seguimos lutando e organizando-nos para levar os mesmos ideais que tanto potencializaram a luta contra a exploração. Alçando nossa voz ante cada injustiça, propagando a organização livre, que durante mais de 50 anos soube pôr freio aos ataques das patronais e do Estado, para que possamos associar-nos livremente, para que possamos ter em nossas mãos nossas reclamações e reivindicações, sem padecer os entreguismos e a politicagem, para poder dar uma contundente resposta à repressão.
Companheiros, sigamos nos organizando!
Pela liberdade de associação gremial!
Viva a FORA!
Viva a AIT!
Pelo Conselho Federal
Federación Obrera Regional Argentina
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
No parapeito
da velha janela
a gata espreita
Eugénia Tabosa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!