Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Junho / 02 / [Espanha] A audiência nacional bloqueia e embarga as contas bancárias solidárias abertas após a Operação Pandora

[Espanha] A audiência nacional bloqueia e embarga as contas bancárias solidárias abertas após a Operação Pandora

By A.N.A. on 2 de Junho de 2015

espanha-a-audiencia-nacional-blo-1

Através de um auto da Audiência Nacional nos inteiramos da ordem assinada pelo juiz Eloy Velasco e solicitada pela Brigada de Informação da Polícia Nacional, de bloquear e embargar as contas solidárias que foram abertas nos dias seguintes às detenções.

Um novo capítulo nesta farsa do Estado espanhol contra o movimento anarquista, que neste caso quer asfixiar os gestos de solidariedade, sobretudo materiais e econômicos, mas também afetivos, com as pessoas próximas represaliadas.

Como bem sabemos, a repressão, neste caso o pacote de punição e amedrontamento conhecido como “antiterrorismo” (que abarca um espectro cada vez mais amplo e não deixará de crescer) que acarreta o castigo clássico e físico com o encarceramento, o isolamento, a incomunicabilidade e a tortura, se complementa — e nisto o Estado espanhol se encontra na vanguarda — com o castigo as pessoas próximas dos presos com sua dispersão e suas limitações de contato com o exterior.

A isto se soma o envio de mensagens (esporádicas e subliminares algumas vezes, constantes e explícitos outras): não existem entornos e amizades senão “tramas”; não existem companheiros e companheiras senão cúmplices.

Que busca o poder e a repressão com isto? Desgastar e debilitar aos presos e presas e a seus círculos afetivos e políticos. Conseguir que todo o peso da lei e da repressão os esmague.

São conscientes de que existe uma força muito mais pesada e efetiva que a de todo o concreto e aço que constituem os cárceres. Essa força é simbólica.

“Se você é amigo dos terroristas você é terrorista” é outra das mensagens. A meio caminho entre a lepra e a bruxaria, o diagnóstico e a acusação de terrorismo procuram assustar.

Uma vez mais o domador de leões, chicote na mão, abre as cortinas de seu circo e nos convida —de maneira forçada, está claro — a entrar. A quem farão meter a cabeça dentro da boca do leão ou debaixo da pata do elefante? A quem meterão em um canhão e dispararão como homem ou mulher bala até uma jaula o mais afastada possível? A quem investigarão e seguirão os palhaços da Brigada de Informação da Polícia Nacional? E os cospe-fogo dos meios de comunicação, contra quem lançarão suas chamas? A quem meterão em uma caixa e cortarão pela metade os magos das Instituições Penitenciárias?

Ademais de humilhantes, os espetáculos do circo clássico são muito previsíveis.

Voltando aos bloqueios e embargos das contas bancárias, o juiz ordena ademais investigar os movimentos bancários, a titularidade das contas, as transferências, etc. O que crê o juiz que fazemos com o dinheiro, enviá-lo a Suíça como seus amigos políticos e especuladores?

Lamentavelmente, uma das maiores contradições, e quiçá também erro, foi a criação de uma conta de banco para fazer frente os gastos provocados pela repressão, principalmente ante a possibilidade de ter que coletar dinheiro proveniente de indivíduos e coletivos solidários de diferentes lugares de forma rápida para custear uma possível fiança (coisa que sucedeu um mês e meio mais tarde), assim como custear os gastos que de um momento a outro tivemos com vários companheiros entre grades (advogados, pecúlios e viagens para visitas).

Cremos importante comunicar isto ao resto dos companheiros não afetados diretamente, para que saibam e vejam até onde se move a repressão com este novo passo. Cabe assinalar que procedimentos deste tipo já estão sendo utilizados contra outros setores também acusados de “antiterrorismo” em seu conjunto. Também para que tenham presente que a partir de agora já não existe nenhum número de conta de solidariedade com os companheiros e companheiras anarquistas.

É importante que estes novos passos da repressão não consigam debilitar-nos e assustar-nos, e que possamos aprender algo deles.

Liberdade anarquistas presas!

Se tocam a umas nos tocam a todas!

Barcelona, 1 de junho de 2015

efectopandora.wordpress.com

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

tarde cinza
borboleta amarela
toda luz do dia

Alexandre Brito

Compartilhe:

Posted in Mundo, Repressão | Tagged Espanha, Operação Pandora

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários