Neste post publicamos um chamamento a duas concentrações contra a extração de ouro em Calcídica, na quarta-feira, 3 de junho, em Atenas.
A atividade da empresa mineradora de interesses canadenses Ouro Grego (Elinikós Jrisós) teria que ter parado faz muito tempo. Porque é destrutiva, ilegal, sem benefícios sociais e sem o consenso da sociedade. Em vez disto, a empresa segue destruindo rapidamente o monte Kákavos. É óbvio que a empresa se aproveita de tudo para criar fatos consumados que tornaria inevitável a destruição de Calcídica. Ao mesmo tempo, mais de 350 lutadores são perseguidos, sendo a única acusação substancial contra eles sua resistência à lógica das “inversões a qualquer custo” e exerceram seu direito a proteger sua terra.
A responsabilidade desta situação recai no governo e no poder judiciário. Os juízes devem fazer justiça baseando-se na legislação, no interesse público social, e no senso comum da justiça, e não sobre a base dos interesses dos “investidores”. O governo tem que deixar de ser um espectador do crime que está sendo cometido, e deve assumir a responsabilidade política e moral que acarreta a destruição de toda uma região. Deve mostrar a vontade política adequada – e que antes das eleições havia ficado clara – de resolver de imediato esta questão de uma vez por todas.
A primeira guerra se realiza em seus lugares de origem, onde os Estados europeus (entre eles o grego) e as alianças capitalistas militares (de tipo OTAN) desatam guerras, financiam e armam regimes ditatoriais, promovem a hemorragia econômica, a destruição do meio ambiente, a indigência total de populações inteiras e o abandono de suas terras para refugiar-se em outras, em beneficio dos patrões locais e transnacionais.
Na quarta-feira, 3 de junho, estaremos em Atenas.
Concentrações:
– Às 10h, em frente ao Conselho de Estado, onde serão julgados os recursos (contra a empresa)
– Às 18h, na estação de metrô Ampelókipi, e em seguida, marcha ao Ministério de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Energia
A destruição em Skuriés, Calcídica, continua. O governo e a Justiça tem que assumir suas responsabilidades. A paciência está esgotada. Não damos nem um passo atrás! Que pare já a extração de ouro em Calcídica!
Comitês de luta de Calcídica e Tessalônica contra a extração de ouro
Comitê de solidariedade com Calcídica (Ática)
O texto em grego:
O texto em castelhano:
Conteúdo relacionado:
http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/04/21/grecia-contaminacao-multinacional/
agência de notícias anarquistas-ana
A fruta aberta
revela o mistério
da raiz: néctar.
Roberto Evangelista
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!