Neste sábado, 13 de junho de 2015, durante uma marcha motorizada até as refinarias da empresa petrolífera Petróleo Grego, a Polícia e um grupo de neonazistas arremeteram contra os manifestantes. A marcha motorizada foi realizada para protestar contra a morte-assassinato de quatro trabalhadores durante algumas obras nas instalações da empresa petrolífera. Além disso, antes de começar a marcha, a Polícia procedeu a doze retenções preventivas e duas prisões.
Quando a marcha chegou ao bairro de Asprópyrgos, fora de Atenas, onde estão às instalações da refinaria, recebeu uma arremetida por parte de fascistas da gangue neonazista Aurora Dourada, que estavam armados com facas, garrafas, paus e armas parecidas. Os neonazistas saíram das fileiras das forças uniformizadas. O ataque aconteceu quando a marcha motorizada, depois de passar pela refinaria, passou perto dos escritórios da sede desta gangue neonazista, que tinha sido parcialmente queimada em 4 de dezembro de 2012 durante um ataque incendiário feito pelo grupo de luta armada Frente Antifascista-Federação Anarquista Informal.
Quando alguns dos participantes da marcha motorizada baixaram de suas motocicletas para enfrentar os neonazistas, receberam uma arremetida policial. Como é possível ver em algumas das fotos publicadas neste post, no momento da arremetida os policiais da chamada Polícia antidistúrbios estavam ao lado dos valentões neonazistas e disparavam gás lacrimogênio contra os manifestantes. Devido a este duplo fardo os manifestantes deixaram na estrada três motocicletas. Alguns minutos depois que eles voltaram para pegá-las, receberam outras arremetidas, a primeira cometida pelos fascistas do Aurora Dourada e depois pelos fascistas uniformizados. Durante os conflitos vários manifestantes ficaram feridos. Incluindo um que ficou gravemente ferido ao ser atingido em cheio pelos fascistas, e foi levado ao hospital, onde permanece internado.
Quase ao mesmo tempo em que acontecia a arremetida coordenada de policiais e fascistas, no centro de Atenas irromperam conflitos entre neonazistas que estavam distribuindo panfletos perto de suas sedes centrais e pessoas que se dirigiam para o local da concentração da marcha motorizada. Um dos neonazistas puxou uma arma e disparou vários tiros para o ar. A Polícia prendeu dois manifestantes, mas ainda não prendeu nenhum dos fascistas, apesar dos testemunhos de vários transeuntes do uso de armas por pelo menos um deles, cujos dados pessoais foram publicados em vários meios de contrainformação, e mesmo em alguns meios de comunicação de massa.
Primeira atualização, 20h18: Foi preso o neonazista que disparou durante o conflito.
O texto em castelhano:
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Asfalto enxarcado
Sob o Sol escaldante:
Ilusão de calor.
Igor
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!