Ao menos 31 pessoas morreram e uma centena ficaram feridas em uma explosão ocorrida nesta segunda-feira (20) na cidade turca de Suruç, perto da fronteira com Kobane (Curdistão), durante um atentado suicida atribuído pelas autoridades turcas ao grupo Estado Islâmico (EI). Dois anarquistas estão entre os mortos, Alper Sapan e Evrim Deniz Erol, ambos de 19 anos.
A explosão ocorreu no pátio do centro cultural Amara, pertencente à Prefeitura de Suruç, durante uma entrevista coletiva que havia reunido cerca de 400 pessoas, “em sua maioria jovens ativistas solidários em idade universitária”.
Os jovens tinham comparecido a Suruç para participar de um acampamento de verão, que pretendia cruzar a fronteira para levar ajuda humanitária e brinquedos a Kobane, em apoio à reconstrução da cidade arrasada após meses de ataques do Estado Islâmico (EI).
Texto de Alper Sapan
“Oi, sou Alper Sapan. Sou um anarquista de 19 anos. Sou contra a injustiça, a exploração e a tirania do Estado. Condeno as pessoas que estão se matando, a violência e o Estado. Escuto a voz interior da minha consciência pela liberdade e me recuso a servir no exército, luto por um mundo sem guerras, nações ou fronteiras, onde ninguém pode ser um soldado, onde ninguém pode matar os demais. Se o militarismo nos mata, devemos matar o militarismo”.
Notícia de última hora
Centenas de pessoas se reuniram nesta noite perto da Praça Taksim, em Istambul, para protestar contra o atentado em Suruç que matou pelo menos 31 pessoas. Os manifestantes gritaram palavras de ordem contra o presidente turco, Tayyip Erdogan, e o governista Partido AK: “Assassino Estado Islâmico, colaborador Erdogan e AK”. A polícia reprimiu o ato, disparando gás lacrimogêneo e jatos de água.
agência de notícias anarquistas-ana
Salpicados de sons
Silêncio em suspenso:
Grilos e estrelas.
Marcos Masao Hoshino
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!