De 3 a 7 de setembro de 2015, acontecerá a Oficina Integral de Comunicação Popular e Rádio em Campinas, São Paulo, na Casa de Cultura Tainã.
Essa oficina é organizada por um grupo que reúne militantes e ativistas de diversos coletivos, organizações e movimentos sociais do Brasil. O formato foi pensado a partir da experiência das Oficinas Integrais de Rádio realizadas pela Red Nacional de Medios Alternativos da Argentina (RNMA – rnma.org.ar).
O objetivo dessa oficina é reunir organizações e indivíduos para discutir o papel da comunicação como instrumento da luta popular e anticapitalista. Entendemos que a construção dos meios populares de comunicação vai além da produção de mecanismos de contra-informação, pois também é uma forma de fortalecimento dos coletivos de base, dos espaços de formação política e da organização de ações políticas. Dessa maneira, visamos dar força à luta em defesa dos meios de comunicação populares, livres e comunitários e contra o monopólio dos meios de comunicação.
Para isso, a oficina funcionará em dois eixos simultâneos: (1) A construção coletiva de transmissores FM, sendo um para cada coletivo/projeto participante; (2) A realização de atividades de formação política sobre comunicação popular, livre e comunitária.
Se o seu coletivo/projeto/grupo já possui, ou pretende organizar, uma frente de comunicação, seja de rádio ou mesmo de outros meios como jornal, blog, podcast, radioweb, produção de vídeos, fanzines, etc, esta é uma oportunidade de participar de uma atividade coletiva onde será possível: Construir um transmissor de rádio FM; Se apropriar de parte da tecnologia de construção e de manutenção desses equipamentos; Compartilhar experiências com outros grupos que desenvolvem atividades de comunicação; Participar de atividades de formação técnica e política sobre comunicação; Fortalecer a luta pelo direito de se fazer rádio e contra a criminalização das rádios.
Mais infos:
agencia de notícias anarquistas-ana
mesa do café
o aroma vem dos lírios
à distância
Rosa Clement

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!