Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Agosto / 25 / [Grécia] Nova repressão policial contra marcha anti-mineradora em Calcídica

[Grécia] Nova repressão policial contra marcha anti-mineradora em Calcídica

By A.N.A. on 25 de Agosto de 2015

grecia-nova-repressao-policial-c-1

Centenas de pessoas participaram na manifestação e marcha de 23 de agosto de 2015 ao bosque de Skuriés, no noroeste de Calcídica, onde a empresa mineradora Elinikós Jrisós (Ouro Grego), filial da multinacional Eldorado Gold, está tratando de instalar uma megamineradora de ouro.

Os manifestantes chegaram ao ponto da concentração com 6 ônibus e mais de 250 carros. A marcha até a mineradora começou um pouco mais tarde com a participação massiva de lutadores de Calcídica e de províncias vizinhas. Quando os manifestantes chegaram a pouca distância de onde são feitas as obras de instalação da mineradora, trataram de romper o cordão policial que tinha rodeado a zona das obras. Então a Polícia os repeliu disparando gás lacrimogênio até eles. Em seguida os policiais se puseram a perseguir com raiva aos manifestantes que estavam fugindo para o bosque. Alguns dos manifestantes responderam ao ataque atirando pedras ou coquetéis molotov aos policiais.

Depois do ataque os manifestantes não se dispersaram. Se reuniram a uns 400 metros do local onde haviam recebido o ataque e uma parte deles se dirigiu a uma das portas de acesso às obras, atacando a Polícia. As forças repressivas responderam com gás lacrimogênio. Ante o perigo de ficarem presos, estes manifestantes retrocederam e se juntaram com os demais que estavam descendo da montanha.

A Polícia procedeu a 75 retenções. A maioria das retenções realizou-se quando uma vez acabada a manifestação, a Polícia deteve um ônibus com manifestantes que estavam indo até seus povoados de origem. Depois destas retenções, umas 300 pessoas se manifestaram fora da delegacia da capital da província, Políguiros.

No mapa da zona de Skuriés que podes ver aqui (twitter.com/jodigraphics15), com a linha vermelha se indica a rota da marcha, com a linha verde a continuação de rota da marcha de não haver recebido a repressão, as setas azuis indicam os pontos nos quais a Polícia disparou contra os manifestantes, e dentro dos círculos se vê a área destroçada por causa das obras da extração de ouro.

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=h3GByqwO7Lo

O texto em castelhano:

http://verba-volant.info/es/nueva-represion-policial-contra-marcha-anti-minera-en-calcidica/#more-10102

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/08/24/grecia-calcidica-23-de-agosto-de-2015-marcha-contra-a-mineracao-de-ouro/

agência de notícias anarquistas-ana

No meio da noite,
um súbito despertar.
Pernilongos a postos.

Renata Paccola

Compartilhe:

Posted in Geral | Tagged Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Liberto em Morreu Octavio Alberola (1928 – 2025)24 de Julho de 2025

    Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!

  2. moésio R. em [Itália] 30° aniversário da ecovila Urupia, uma comuna libertária no Salento21 de Julho de 2025

    segue a página: https://urupia.wordpress.com/

  3. Orlando Schornbaum em [Itália] 30° aniversário da ecovila Urupia, uma comuna libertária no Salento20 de Julho de 2025

    Como ter contato com a comuna?

  4. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  5. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários