Milhares de pessoas se manifestaram nesta quarta-feira (9) em Ljubljana, sob o lema “Bem-vindos, refugiados”, para mostrar sua solidariedade com os imigrantes que entram na Europa e para exigir o fim das políticas racistas de imigração levadas a cabo por muitos Estados-Membros da União Europeia.
O ato, organizado pela Frente Anti-Racista Sem Fronteiras, uma coalizão de vários indivíduos e grupos, como a Federação Anarquista Eslovena (FAO), foi muito maior do que o previsto. Os participantes, de todas as idades, cantavam lemas condenando a xenofobia e as táticas do medo empregadas por muitos que se opõem aos refugiados.
“Abram as fronteiras”, “Refugiados são bem-vindos”, “Direito de asilo aos perseguidos”, “Solidariedade com as pessoas refugiadas de todas as partes do mundo”, “Abolição de todas as fronteiras”, “Morte ao capital e a toda a sua miséria”, “Somos todos antifascistas”, diziam alguns cartazes.
A manifestação, que durou cerca de três horas, bloqueou o tráfego em vários pontos da cidade e muitas das principais ruas da capital eslovena. Não houve registros de confrontos com a polícia.
No começo da manifestação, dois indivíduos subiram a escadaria de uma igreja aos gritos contra os manifestantes e carregando dois cartazes anti-imigrantes. Um dizia “A Europa é um continente cristão” e outro “Parem a islamização da Europa”. Os cartazes foram arrancados das mãos dos homens por dois manifestantes, com a multidão gritando “nazis fora das ruas”, “nazistas fora”. A dupla saiu correndo pouco tempo depois.
agência de notícias anarquistas-ana
Ah, lua de outono –
Caminhei a noite inteira
Em torno do lago.
Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!