Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Setembro / 18 / [Espanha] Refugiados: nem Deus, nem Amo, nem Estado

[Espanha] Refugiados: nem Deus, nem Amo, nem Estado

By A.N.A. on 18 de Setembro de 2015

espanha-refugiados-nem-deus-nem-amo-nem-estado-1

 

        

La Varanda de Rafa Rius

 

Nem Deus, nem Amo, nem Estado. A velha bandeira anarquista resume perfeitamente a sensação de estupor e vergonha frente ao que está ocorrendo na Europa com os imigrantes e refugiados.

Quando buscamos as causas últimas deste longo e profundo desastre, nos topamos inevitavelmente com a maldita trilogia:

Nem Deus: Estamos vendo nestes dias infelizes, imagens de pessoas perambulando entre o barro dos bosques balcânicos, famélicas e desidratadas, pessoas que tiveram que abandonar seu lugar, suas casas, suas vidas, seus projetos… que, chegada a hora da oração, estendem seu tapete e rezam voltadas à Meca. Quê mais necessitam sofrer para aceitar que seu deus permanece surdo e mudo frente a suas desventuras, simplesmente porque não existe? ISIS, Al-Qaeda e ao fundo, escondido, o sionismo… A religião segue enchendo a história de ódio e sangue, segue representando seu sempiterno papel de atiçadora necessária de todo tipo de penúrias e conflitos.

Nem Amo: Como costuma suceder, o Amo, ou o que é o mesmo, o sistema capitalista, é qualquer coisa menos inocente no tema que nos ocupa. Detrás da grande onda de refugiados, que não começou este verão, ainda que assim queiram fazer-nos crer os grandes meios de desinformação, estão os interesses do capitalismo global, especialmente os relacionados com a indústria da guerra, os negócios do petróleo e os chamados “minerais estratégicos”. O capitalismo é por sua própria essência amoral, a ética não cotiza na bolsa e portanto é totalmente alheia a seus centros de interesse. Seu caráter depredador não sabe nada de emergências humanitárias nem de nada que não tenha que ver com seus objetivos de negócio.

Nem Estado: Nestes tempos revoltos estamos comprovando até a náusea para que servem os Estados. Brutalidade policial e militar contra os refugiados indefesos, muros e cercas para impedir o livre trânsito das pessoas, comércio indecente sobre as quotas de imigrantes que correspondam a cada qual, campos de concentração que recordam épocas ainda mais obscuras e que acreditávamos superadas… As fronteiras entre Estados estão fazendo valer sua função repressora e criando grandes congestionamentos humanos que se justificam com a necessidade falsa e bastarda de não abrir a mão para não provocar um “efeito chamada”, como se fizesse falta chamar a ninguém quando a opção é esquivar uma morte provável ou enfrentar uma morte certa. Os Estados estão cumprindo com perfeição o papel para o qual foram criados. O que parecem ignorar é que é impossível colocar portas no campo. Agora parecem surpreendidos de sua incapacidade para deter e gerir as sucessivas e crescentes avalanches, quando são suas próprias políticas de rapina que as provocaram. Entretanto, seguem ocultando-nos que, a partir da invasão soviética do Afeganistão, a CIA e o MOSAD, com a colaboração entusiasta dos Serviços Secretos europeus, estiveram por trás da criação e do patrocínio do Al-Qaeda e posteriormente do ISIS, enquanto agora os porta vozes dos governos da Europa, EUA e Israel se lamentam com cinismo inaudito de que os ovos dessas serpentes que eles mesmos incubaram lhes estalaram entre as mãos.

Analisar a situação desde um ponto de vista libertário, pode nos ajudar, mas além da inanidade de uma conjuntura feita de nacionalismos estreitos e eleições lampedusianas, a entender de maneira integral as razões últimas desta abominável catástrofe humana que em nenhum caso é fruto da fatalidade senão da conjunção nefasta dos interesses dessas três grandes pragas: a Religião, o Capitalismo e o Estado.

Fonte: radioklara.org/radioklara/?p=5166

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/09/17/espanha-a-fai-ante-as-intervencoes-militares-no-oriente-e-o-drama-migratorio/

agência de notícias anarquistas-ana

Estrela cadente.
No seu rastro luminoso
um desejo meu.

Fanny Luiza Dupré

Compartilhe:

Posted in Geral | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários