[Mesas redondas, apresentações culturais e de livros pontuarão o II Encontro Anarquista do Livro e do Fanzine de Valladolid, que acontecerá em 4 espaços da cidade, de 29 de setembro a 4 de outubro.]
A p r e s e n t a ç ã o
Olá a todas e a todos.
Mais um ano, e nós que formamos a assembleia do encontro anarquista do livro e do fanzine de Valladolid decidimos nos juntar novamente para levar à rua e aos espaços públicos os diferentes temas e questões em torno da edição, distribuição, e debate de material de leitura de caráter libertário.
Mais um ano que apostamos pela difusão das ideias antiautoritárias através do papel, através da distribuição anticomercial e da filosofia do faça você mesmx, e, portanto, decidimos continuar com a segunda edição deste encontro para o mês de outubro.
Por que um encontro?
Acreditamos na necessidade de levar a cabo o encontro. Nossa intenção não é simplesmente que se apresentem alguns textos para serem consumidos passivamente, mas queremos dar especial importância ao fato de nos encontrarmos, de que as pessoas e grupos com inquietações antiautoritárias, vindas de lugares diferentes, possam confluir por alguns dias reunindo ideias em comum, lutas, expectativas e projetos.
Por que anarquista?
Nossa intenção é que se crie um espaço para que possamos nos relacionar de uma forma saudável e viva, ou seja, de acordo com as ideias anarquistas e antiautoritárias. Portanto, a organização e a gestão do encontro deverão ser coerentes com essas ideias. Isto, naturalmente, não quer dizer que todos os livros, fanzines, projetos, etc. que vão estar presentes no evento, sejam, e nem tenham porque se considerarem anarquistas, muito menos as pessoas que vamos encontrar lá.
Porque do livro e do fanzine?
A comunicação escrita nos parece muito importante para apreender, divulgar e confrontar pensamentos e ideias que sirvam para nos formar e avançar politicamente, tanto individual como coletivamente. Queríamos incluir o fanzine no nome do encontro por que nos parece interessante ressaltar a importância do conteúdo das publicações, independentemente do seu formato, sendo conscientes de que muitas vezes damos pouco valor aos textos publicados em formatos menos chamativos por este simples fato. É um pequeno gesto para o rompimento dessa lógica.
As pessoas que fazem parte da organização do encontro são responsáveis por dar vida e gerir este evento, que fazemos com o desejo, a ilusão e a necessidade de:
– Fornecer uns espaços onde diferentes editoras que se movem no ambiente antiautoritário e anticapitalistas possam promover as últimas novidades de seus catálogos em Valladolid.
– Facilitar um ponto de encontro para pessoas interessadas nos diversos temas que vamos abordar na programação, como forma de promover a criação de contatos, de redes etc.
– Aproximar o ideário anarquista das pessoas de Valladolid através de todos os meios culturais que temos para oferecer: livros, fanzines, jornais, revistas, teatro, filmes ou música.
– Promover a formação das pessoas de uma forma integral, a fim de melhorá-las tanto individualmente, como enquanto organizações, com o objetivo de alcançar o maior bem-estar possível e facilitar as condições que nos permitam aproximarmo-nos a uma revolução social que consideramos essencial para o bem-estar não só pessoal, mas social.
Vídeo promocional:
Mais infos, programação:
encuentroanarquistavalladolid2015.noblogs.org/programa/
agência de notícias anarquistas-ana
Ao ser perseguido,
O vagalume
Se esconde na lua!
Ryôta
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!