D e c l a r a ç ã o
Somos conscientes da dificuldade em articular uma alternativa para a construção de uma sociedade baseada nos princípios de liberdade, igualdade, solidariedade e apoio mútuo.
Desde nossa análise libertária, entendemos que qualquer transformação deve partir da mudança individual e dos processos coletivos à margem das instituições que reforçam os Estados e, com eles, o capitalismo.
É evidente o descontentamento social, o protesto, o auge dos movimentos sociais e das iniciativas que representam uma alternativa ao sistema. Vemos também com preocupação como a miséria, repressão, exploração e desigualdade gerada pelo capitalismo aumentam na mesma medida.
Na busca da horizontalidade, da autonomia e da autogestão de nossas vidas, tampouco compartilhamos a democracia ‘delegada’ que representam os partidos políticos, inclusive a daqueles que tentam adonar-se da indignação, algo que para nós não tem amo e que seguiremos sentindo enquanto existam o hétero patriarcado, o capitalismo e qualquer outra forma de dominação.
Reconhecemos na ilha de Tenerife iniciativas que partem de valores que compartilhamos e que representam uma alternativa real ao sistema capitalista. Com o Congresso do Pensamento Libertário pretendemos conhece-las/conhecer-nos melhor e avançar no estabelecimento, entre todas, de uma rede integral de apoio mútuo que nos permita seguir avançando na construção da sociedade que queremos.
Juntas podemos construir espaços e dotar-nos das ferramentas que acreditamos necessárias para este processo de transformação que pretendemos, um lugar para a autogestão e o apoio mútuo, para a reflexão, a crítica e a mudança pessoal, apoiando e enriquecendo processos que estão em marcha, mas também gerando novas propostas fruto da associação livre e do consenso.
São muitos os interesses e as áreas às quais queremos colocar no Congresso, desde como enfrentar nossa precária subsistência coletivamente (defesa dos direitos sociais e trabalhistas, produção em hortas coletivas, cooperativismo, bolsas de trabalho, rede de troca…), até as alternativas educativas fora do doutrinamento capitalista, passando pelas iniciativas geradoras de cultura livre não mercantilista, a autogestão da saúde ou a liberação de espaços para seu uso coletivo. Se queremos pôr o pensamento libertário em ação, deveremos também analisar as novas vias que se abrem ante o anarquismo.
Por isso te convidamos a participar do processo de construção do Congresso, desde o convencimento de que todas e todos temos a capacidade de trabalhar juntas, demostrando que a horizontalidade e a autogestão se encontram ao pé da rua, não nas Cortes, onde se legisla segundo os interesses econômicos do Poder e de que a diversidade de opiniões e a pluralidade nas ideias não podem ser impedimento quando se trata de trabalhar conjuntamente, buscar o que nos une e somar desde o comum: a luta contra o sistema capitalista e a criação de alternativas à margem deste e que nos levem a uma sociedade mais livre e igualitária, onde apoio mútuo e solidariedade substituam a exploração e autoritarismo.
Contato: cplibertario@riseup.net
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
de tantos instantes
para mim lembrança
as flores de cerejeira.
Matsuo Bashô

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!