Faz algumas semanas que nós moradores do bairro advertimos sobre a aparição de grupos neonazis que coletam comida só para espanhóis. Isto é algo RACISTA e XENÓFOBO e não tem cabimento em um bairro intercultural como Carabanchel.
Nem o DNA nem a cor da pele fazem com que haja pessoas mais ou menos valiosas. Em nosso bairro cabem todas, seja qual for a nacionalidade ou etnia a que pertençam. A solidariedade não entende disto e não podemos tolerar que se utilize para fomentar o ódio entre pessoas.
Em um bairro como o nosso, em que convivem precisamente pessoas de várias nacionalidades e etnias, cremos que é um insulto para as moradoras que estes grupos neonazis se dediquem a segregar as pessoas.
Os neonazis não buscam ajudar as pessoas, senão estender suas ideias de ódio ao resto da população mediante esse tipo de campanhas. São os que difundem ideias como que as pessoas migrantes são as culpadas de que haja mais desemprego, quando as verdadeiras responsáveis são as políticas de cortes e austeridade.
Chegam inclusive a usar a violência física contra as pessoas, como ocorreu em julho passado no bairro de Legazpi, marcando um garoto de origem latina com uma navalha no braço o número 88, símbolo nazi que equivale à oitava letra do abecedário (HH) e corresponde com a saudação fascista: “Heil Hitler”.
Contra as ações racistas destes grupos em nosso bairro foi convocada uma manifestação para sábado, 3 de outubro, que partirá às 12 horas do Metrô de Carabanchel Alto e acabará na praça de Oporto.
Todas as pessoas e coletivos que apoiam esta mobilização estão há muitos anos fazendo o bairro, construindo-o e mantendo-o vivo; lutando para defendê-lo da privatização e mercantilização da vida (na saúde, educação, moradia…); impedindo desalojos e organizando redes de apoio mútuo entre famílias para a coletivização, intercâmbio e distribuição de alimentos, roupa, livros de texto, brinquedos… E, o mais importante, sem fazer nenhum tipo de discriminação nem segregação.
Esperamos que venhas à manifestação, serás acolhida sem nenhuma distinção.
ORGULHOSAS DE VIVER EM UM BAIRRO INTERCULTURAL E ANTIRRACISTA
Assembleia antifascista contra o racismo em Carabanchel
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
horizonte esmeralda
uma vela voga
em direção ao céu
Rogério Martins
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!