Centenas de antifascistas se reuniram no último sábado, dia 26, no centro da cidade de Gênova para participar da manifestação contra a abertura de um local do partido de extrema-direita Forza Nuova.
O protesto, convocado por diferentes centros sociais da cidade, começou na Praça Sturla e desceu a Via Caprera até a estação Brignole, percorrendo as principais ruas da região. O ato deixou as lojas fechadas e complicou o trânsito.
A chegada dos fascistas na cidade não passou despercebida e um grandioso dispositivo de Carabinieri [equivalente da Polícia Militar brasileira] impediu que os antifascistas atingissem o ponto de encontro dos fascistas do Forza Nuova. Houve confrontos com a polícia, que usou gás lacrimogêneo para proteger os fascistas.
Alguns manifestantes explicaram que a cidade sempre bateu de frente com os fascistas, e que não iriam permitir que eles se implantassem na cidade para espalhar seu discurso anti-imigração.
Essa é a primeira tentativa do Forza Nuova nos últimos 15 anos de fixar-se na cidade, e para isso contou com todos os “pesos pesados” do partido de extrema-direita italiano, incluindo o seu presidente Roberto Fiori.
agência de notícias anarquistas-ana
Na chuvosa manhã
Pelo menos a orquídea rosa
Inicia a primavera
Danita Cotrim
parabens
Parabéns pela análise e coerência.
Olá Fernando Vaz, tudo bem com você? Aqui é o Marcolino Jeremias, um dos organizadores da Biblioteca Carlo Aldegheri, no…
Boa tarde, meu nome é Fernando Vaz, moro na cidade de Praia Grande. Há mais de 4 anos descobri que…
Avante!