Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Outubro / 08 / [Espanha] Lançamento: A invenção do paraíso: O Living Theatre e a arte da ousadia, de Carlos Granés

[Espanha] Lançamento: A invenção do paraíso: O Living Theatre e a arte da ousadia, de Carlos Granés

By A.N.A. on 8 de Outubro de 2015

espanha-lancamento-a-invencao-do-paraiso-o-livin-1 A p r e s e n t a ç ã o

Influi de alguma maneira a arte sobre o ser humano? Transforma sua consciência? Muda sua vida? Na apaixonante história cultural do século XX ninguém tentou responder estas perguntas com tanto empenho como o Living Theatre. Elo fundamental entre a vanguarda europeia, a geração beat, o movimento hippie e o terceiro mundo, o legendário grupo de teatro experimental liderado por Judith Malina e Julian Beck se propôs um ambicioso objetivo: primeiro quiseram revolucionar a sociedade estadunidense com suas obras, em especial com Paradise Now, e em seguida libertar os brasileiros submetidos pela ditadura militar do general Médici com outra de suas criações, “O Legado de Caim”, inspirada nas turbulentas novelas de Sacher-Masoch. Lançaram uma revolução cultural em uma democracia e meses depois em uma ditadura. Quais foram os resultados dessas duas batalhas? Conseguiu o Living Theatre mudar a realidade?

Tanto em sua peregrinação por todas as partes dos Estados Unidos levando a mensagem de Paradise Now, como em sua busca dos mais pobres entre os pobres, nas favelas e bairros de São Paulo, Rio de Janeiro e Ouro Preto, o grupo se reuniu e conspirou com as grandes personalidades da cultura de todo o continente. Quis inventar um Paraíso e finalmente conseguiu. Mas era o que buscava? Até o dia de hoje, o Living Theatre lutou por ampliar a esfera de liberdades, atuando não só com ousadia, senão com valentia, para desafiar o autoritarismo e as convenções que limitam a liberdade individual.

Taurus, Colección Pensamiento. Barcelona 2015

272 págs. Rústica 24×15 cm

ISBN 9788430609444

18.90€

lamalatesta.net

Conteúdos relacionados:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/04/13/morre-nos-eua-judith-malina-ela-sonhava-com-um-teatro-revolucao-e-fez-esse-teatro-ate-ao-fim/

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/04/28/bella-ciao/

agência de notícias anarquistas-ana

Roxas, amarelas
flutuam as folhas secas
ao sabor do vento.

Edgley Silva Gonçalves

Compartilhe:

Posted in Geral | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários