[Desta trincheira saudamos axs companheirxs pela excelente iniciativa e a grande colaboração com que brindam à emancipação absoluta. A seguir, apresentamos alguns dados que xs compas proporcionaram a esta mídia, para que conheçam um pouco mais deste programa de rádio. Adiante companheirxs, o Patriarcado-Estado não se discute, se destrói.]
“O objetivo do programa é difundir as ideias anarcofeministas, divulgar a relação entre o anarquismo e o feminismo. Vemos que o anarquismo está contra toda autoridade, hierarquia ou controle social enquanto que o feminismo luta contra as desigualdades que vive a mulher em um sistema patriarcal buscando a equidade de gênero. Ambas (ideologias) lutam contra este sistema injusto, portanto busca-se propagar os princípios anarquistas desde a perspectiva das mulheres e identificar que para ambas ideologias o inimigo é o duo patriarcado-estado”, diz Elisa García, diretora do programa.
Em seguida deixamos as respostas a uma série de perguntas feitas ao outro compa que participa do programa:
“- O programa de rádio Rosas Negras é transmitido a cada 15 dias por meio da Rádio de Todas, uma rádio feminista, pela internet. [colectivafeminista.org.sv/]
“- O feminismo anarquista ou anarquismo feminista não é só para mulheres, também um homem pode compartilhar ideias e práticas anarcofeministas. A teoria feminista, que foi elaborada por centenas de mulheres em busca de sua emancipação, é de utilidade para toda a humanidade.
– O feminismo anarquista se distingue das outras correntes feministas, em sua proposta de valores libertários como a autogestão, o apoio mútuo, o cooperativismo, o federalismo e a autonomia e ademais em sua crítica radical anárquica do sistema de dominação patriarcal, capitalista e autoritário, ansiando por sua abolição definitiva para dar lugar a uma sociedade sem privilégios de nenhum tipo.
– Uma saudação para os que estiverem ouvindo o programa. Saudações.
– Esperamos que as pessoas que nos escutem também participem, enviando-nos suas opiniões. Também fazemos um convite à reflexão sobre estes temas do feminismo e o anarquismo”, diz Erik Rivera, diretor do programa.
Elisa e Erik já haviam participado nesta rádio anteriormente na segunda-feira, dia 31 de agosto, no programa chamado “Mulheres na história” com o tema “Contribuição de mulheres anarquistas à libertação social”.
A data do programa Rosas Negras seria o primeiro de seu tipo (anarcofeminista) na história de El Salvador e quiçá da América Central. Em seu primeiro programa falaram sobre “O que é o anarcofeminismo?” que está disponível em https://archive.org/details/01RosasNegras090815
Justamente no dia de hoje realizaram o segundo programa com o tema “O estado patriarcal” que está disponível em https://archive.org/details/2015092915h04m11s
Desta maneira estão as coisas e incitamos a todxs xs companheirxs a que escutem o programa e que participem e se ponham em contato com Erik e Elisa.
Eles podem ser contatados através do seguinte correio:
rosasnegrasradio@gmail.com ou no fb busquem como Rosas Negras.
Fonte:
http://esperanzaslibertarias.blogspot.com.br/2015/09/el-salvador-rosas-negras-programa.html
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
sobre a cerca,
os mais novos girassóis –
ninguém à vista
Rosa Clement
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!