[Um funeral in absentia foi realizado esta segunda-feira (12) para os funcionários da Ferrovia Estatal Turquesa (TCDD) mortos num ataque terrorista sábado passado. Emel Kitapçı, esposa do anarquista Ali Kitapçı, fez um discurso na cerimônia.]
Um número grande de pessoas compareceu ao funeral, realizado no terminal de Ancara, incluindo o deputado de Ancara Sırrı Süreyya Önder, do Partido Democrático Popular (HDP), parentes das vítimas, membros do Sindicado Unificado de Logística (BTS). Cravos foram deixados sobre a mesa onde estavam fotografias de İdil Güneyi, Uygar Coşkun e Ali Kitapçı. Um minuto de silêncio foi feito pelas vítimas mortas no ataque. As pessoas reunidas no terminal gritaram palavras de ordem, como “Erdoğan assassino, AKP assassino”.
Artun Siyah Kitapçı, filho de Ali Kitapçı, que perdeu sua vida no ataque, teve dificuldade em manter-se de pé. Kitapçı chorou por longo tempo abraçado à sua mãe.
Emel Kitapçı, esposa de Ali Kitapçı, fez um discurso na cerimônia. “Queríamos paz. Queríamos isso para Curdos, Turcos, pobres, trabalhadores, cherqueses, lazes, mulheres e homens. Mas eles queriam a morte para nós. Eles são assassinos e nós sabemos quem é o assassino! Mas nós não vamos sucumbir. Vamos lutar com nossa moral e nossa consciência. E vai continuar. Eles podem nos matar uma vez, mas nasceremos mil vezes de novo”.
Tradução > G Montenegro
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Friozinho da manhã
Sob as azaleias floridas
Dorme o cãozinho.
Fabrício Soares Pericoro
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!