Nasce na província de Piacenza a primeira escola autogerida pelas famílias do local: um projeto educacional experimental concebido pelos pais que compartilham da mesma orientação educacional e ideia comum de crescimento de seus filhos.
E este é o espírito que anima a associação Educação Libertária Piacenza, com sede em Pontenure, que foi oficialmente aberta em junho como um centro de atividades de verão projetado para crianças de 2 a 6 anos de idade.
A ideia nasceu de um jovem casal piacentino, Cristina Moretti e Philip Rebecchi, educadores de profissão: “Quando nosso filho, que está agora com três anos e meio, nasceu começamos a nos interessar por várias alternativas à educação ‘institucional’ e descobrimos a realidade da educação libertária em Parma, onde tivemos os contatos e aprofundamos nossos conhecimentos – recorda Cristina, fundadora da nova associação; este modelo de escola autogestionária nos impressionou e, juntamente com outras três famílias, nós pensamos em criar esta oportunidade também aos piacentinos”. A “base” da iniciativa é a educação dos pais: os pais que preencham pessoalmente o papel dos educadores em um ambiente “aberto”, estreitamente em contato com a natureza. Um “asilo na floresta”, como explicam os membros da associação, no momento hospedados na mesma casa dos fundadores e apontando para se tornar verdadeiro centro educacional.
“Nosso grupo de pais e educadores está zelando para dar vida a uma escola primária para setembro de 2016 – disse Cristina; nesse meio tempo estamos investigando, somos confrontados e passamos o tempo juntos para criar uma comunidade educativa. Temos a capacidade de acomodar um pequeno grupo de crianças em nosso “asilo familiar” e estamos organizando o centro de verão. Compartimos da pedagogia da floresta, nós acreditamos em uma abordagem holística e libertária, oferecemos alimentos naturais e orgânicos. Sabemos que é um projeto desafiador, e que o medo do novo paralisa as pessoas e conhecemos bem a desconfiança por nosso estilo de pensamento não formal. Mas sabemos também que é um dever para com os nossos filhos oferecer uma escolha entre uma educação libertária e outra dogmática”.
Atualmente são quatro crianças que participam deste percurso educativo, mas o grupo de interessados no projeto está a aumentar.
A Educação Libertária Piacenza criou uma própria página no Facebook (Educazione Libertaria Piacenza) onde você pode obter informações. Qualquer interessado pode enviar um e-mail para freelippo@virgilio.it.
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/10/10/italia-outra-escola-e-possivel/
agência de notícias anarquistas-ana
Azaleias na mão
Menina corre pra casa
É presente pra mãe!
Larissa da Silva Ribeiro
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!