“Aprendiendo a obedecer. Crítica del sistema de enseñanza“, de Héctor C. García e Alfredo Olmeda, é o quinto trabalho editorial da coleção central de “La Neurosis o Las Barricadas“. Nesta obra se faz um percurso pelos pontos que o movimento anarquista sempre considerou mais relevantes na análise do sistema educativo como instituição fundamental nas sociedades atuais:
Qual papel teve a própria escola neste processo? Compilando toda uma tradição crítica e partindo em especial das ideias anarquistas a respeito, este livro expressa o papel de reprodução do sistema que desempenha a escola oficial, convertida em mais um instrumento de dominação. Assim, analisam-se na obra os aspectos explícitos da escola como transmissora da cultura e ideias do capitalismo, como os conteúdos que são ensinados de maneira declarada ou as relações entre o planejamento escolar e a estrutura hierárquica da democracia e também aqueles aspectos que ficam mais ou menos ocultos, como a influência da metodologia ou da visão antropológica do sistema de ensino na missão que melhor cumpre: aprender a obedecer. Enquanto, os autores oferecem as chaves de uma visão libertária da educação, apresentando os traços gerais das ricas experiências anarquistas neste terreno, na busca de pessoas livres que contribuam para uma sociedade livre.
Aprendiendo a obedecer. Crítica del sistema de enseñanza
Héctor C. García e Alfredo Olmeda
18 x 14 cm. 234 pp. Cartoné
Outubro 2015, Madri
7 Euros
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Ao fim da fogueira
Apenas cinco cachorros
Dormindo ao redor.
Miyoko Namikata
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...
Tudo bla,bla,bla...porque não se faz um post comentado a degradação durante o bozo. 🤪🤪🤪🤦
Olá, me chamo Vitor Santos e sou tradutor. Posso traduzir do Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano e Catalão. Inversamente, somente do…