Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Outubro / 23 / [Espanha] Lançamento: “Aprendiendo a obedecer. Crítica del sistema de enseñanza”

[Espanha] Lançamento: “Aprendiendo a obedecer. Crítica del sistema de enseñanza”

By A.N.A. on 23 de Outubro de 2015

espanha-lancamento-aprendiendo-a-obedecer-critic-1“Aprendiendo a obedecer. Crítica del sistema de enseñanza“, de Héctor C. García e Alfredo Olmeda, é o quinto trabalho editorial da coleção central de “La Neurosis o Las Barricadas“. Nesta obra se faz um percurso pelos pontos que o movimento anarquista sempre considerou mais relevantes na análise do sistema educativo como instituição fundamental nas sociedades atuais:

Qual papel teve a própria escola neste processo? Compilando toda uma tradição crítica e partindo em especial das ideias anarquistas a respeito, este livro expressa o papel de reprodução do sistema que desempenha a escola oficial, convertida em mais um instrumento de dominação. Assim, analisam-se na obra os aspectos explícitos da escola como transmissora da cultura e ideias do capitalismo, como os conteúdos que são ensinados de maneira declarada ou as relações entre o planejamento escolar e a estrutura hierárquica da democracia e também aqueles aspectos que ficam mais ou menos ocultos, como a influência da metodologia ou da visão antropológica do sistema de ensino na missão que melhor cumpre: aprender a obedecer. Enquanto, os autores oferecem as chaves de uma visão libertária da educação, apresentando os traços gerais das ricas experiências anarquistas neste terreno, na busca de pessoas livres que contribuam para uma sociedade livre.

Aprendiendo a obedecer. Crítica del sistema de enseñanza

Héctor C. García e Alfredo Olmeda

18 x 14 cm. 234 pp. Cartoné

Outubro 2015, Madri

7 Euros

laneurosis.net

Conteúdo relacionado:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/10/09/espanha-novidade-editorial-la-anarquia-funciona-de-peter-gelderloos/

agência de notícias anarquistas-ana

Ao fim da fogueira
Apenas cinco cachorros
Dormindo ao redor.

Miyoko Namikata

Compartilhe:

Posted in Geral | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Anónimo em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado16 de Dezembro de 2025

    Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!

  2. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  3. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

  4. Ariel em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva7 de Dezembro de 2025

    Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?

  5. Ariel em [Grécia] Esses dias são sempre do Alexis – Chamada para a marcha 06/12/20257 de Dezembro de 2025

    Vlw Ana, por sempre atualizar quem fala portugues sobre as movidas gregas!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários