No sábado, 10 de outubro, realizou-se em Lorenzo Arenas, a “2ª Cena Anarquista, por uma sociedade ecológica”, atividade na qual o Grupo Anarquista Novena Ola, através de sua editora, apresentou sua mais recente edição: “Ecología Social, apuntes desde un anarquismo verde”. O livro, cujo autor é o teórico de ação Murray Bookchin (EUA, 1921-2006), aposta por restituir a relação da humanidade com a natureza, partindo pela mudança na ordem hierárquica imposta à sociedade e que afeta o meio ambiente através da ideia de “dominar” a natureza.
Na jornada, expuseram dois convidados: Filo, da seção ambiental do Periódico Resumen, que comentou o livro e fez um percurso pelos principais problemas ambientais da região do Bío-Bío; e Rubén, do CAEL (Centro Agroecológico de Longaví), que compartilhou com o público participante o interessante trabalho camponês que faz alguns anos em dita localidade e que se baseia em uma nova forma de relacionar-se com a terra e a produção de alimentos desde os princípios da agroecologia.
A jornada foi acompanhada por um delicioso menu naturista, que deu passagem ao debate sobre as diversas problemáticas ambientais que nos impõe o capitalismo. Esperamos a multiplicação deste tipo de atividades, que buscam a difusão de uma práxis ecológica antagônica ao poder e a superação do atual sistema.
O livro está disponível na Librería Jota Libros, diagonal P.A. Cerda # 1265, Concepción. Para envios a outros pontos da galáxia, escrever ao correio: novenaola@riseup.net
Fonte e mais fotos:
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Cinco lobos correm
em noite de lua cheia.
— Uivos na floresta —
Tânia Souza
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!