Cartaz da coletividade estudantil “Determinação agressiva¹”, publicado em sua página web e colado em vários bairros das proximidades de Atenas por causa da festa nacionalista do 28 de outubro.
Os desfiles não são nada mais que festas que são montadas para fomentar a unidade nacional. São umas festas de intolerância, nacionalismo e distorção da história. Por causa do 28 de outubro, a pergunta tem vigência mais que nunca. E para nós, a resposta deve ser mais clara que nunca.
Nós optamos conscientemente por não autodeterminar-nos sobre a base do lugar que nos coube nascer, senão sobre a base da opressão e a exploração que experimentamos de uma maneira nada fortuita.
Nos opomos aos interesses dos de cima, e encontramos lugares comuns com nossos irmãos de classe, os imigrantes e os refugiados, porque na exploração que estão experimentando vemos uns pedaços de nossa realidade. Porque as nações e as pátrias são umas discriminações confeccionadas pela Soberania para impedir-nos de ver com quem temos que unir-nos realmente: Com os oprimidos de toda a Terra, com os de baixo.
Com eles devemos juntar-nos e opor-nos ao mundo dos exércitos, das nações, das pátrias, das fronteiras e da submissão. A nos opormos ao mundo dos de cima.
Abaixo as nações e os exércitos. A solidariedade é nossa arma.
O texto em grego:
http://epipros.blogspot.gr/2015/10/which-side-are-you-on.html
O texto em castelhano:
http://verba-volant.info/es/which-side-are-you-on/
[1] Em grego o título da coletividade tem um duplo significado: Adjetivo determinante e Determinação agressiva.
agência de notícias anarquistas-ana
Partitura alegre:
cai a chuva sobre o charco
no ritmo dos sapos.
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!