Hoje (anteontem), 31 de outubro de 2015, um grupo de companheiros e companheiras anarquistas e anarcossindicalistas realizaram uma manifestação do Círculo Anarquista Camillo Berneri portando uma coroa de flores levada até a lápide – já afixada [ver foto] – em memória de Augusto Masetti, “o soldado que disse não à guerra”; os antimilitaristas dedicaram a ele no centenário de seu gesto.
Em 30 de outubro de 1911, na praça da caserna Cialdini, em Bolonha, os oficiais arregimentaram as tropas destinadas à guerra colonial na Líbia. Augusto Masetti respondeu com um golpe de fuzil – que feriu o coronel Stroppa – gritando “Viva a anarquia e a fraternidade rebelde”.
A polícia de Bologna queria dar mais uma prova de sua arrogância impedindo a marcha de alcançar o quartel Cialdini bloqueando a intersecção Farini-D’Azeglio.
Uma delegação ainda foi lançar a coroa de flores – com as palavras “contra todos os exércitos, contra todas as guerras” – na lápide enquanto a marcha permaneceu descontinuada.
A intervenção se manifestou contra a militarização, a repressão e todos os impulsos reacionários, fazendo necessário tomar as ruas nos próximos dias para provar que Bolonha não quer o racismo e a xenofobia do novo líder Matteo Salvini e seus criminosos fascistas.
Os camaradas do Círculo Anarquista Camillo Berneri
Fonte: http://www.zic.it/corteo-antimilitarista-bloccato-dalla-polizia/
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
a aurora
estende a rede de bruma
pelos vales
Rogério Martins
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!