Quem conhece o companheiro Emilio López (carpinteiro, trabalhador, apaixonado livreiro, poeta e militante anarquista de longa data) sabem da qualidade de pessoa e libertário que é. Combativo, alegre, solidário, inimigo de todo sectarismo e perspicaz autodidata. Podia ser visto nas marchas junto aos jovens e pessoas das províncias (ele vem das alturas serranas de Lima, onde tem uma comunidade onde ajudou a fundar uma biblioteca libertária com muitos livros anarquistas que ele mesmo foi coletando).
Se formou no socialismo libertário no início dos anos 60 junto a companheiros como Jaime Llosa, Gerardo Cárdenas, Jorge Choster, Víctor Gutiérrez, etc, no que foi o Instituto de Estudos e Investigação de Cooperativas e Comunidades (INDEICOC) que funcionava no Centro de Lima por iniciativa de libertários e sindicalistas.
O companheiro Emilio sempre foi um ativo difusor do ciclismo como forma de resistência ao “mundo moderno”, e apesar de sua idade (70 anos) era visto chegando a toda atividade (marcha ou palestras) em sua velha bicicleta. Justamente por este fato é que sofreu vários acidentes que lhe lesaram seriamente uma perna e faz dois dias voltou a ser vítima de um terrível atropelamento de um caminhão que o jogou na pista e abriu a ferida de sua perna, lesando-a ainda mais.
Este companheiro não tem filhos nem mais família em Lima, sua esposa (uma companheira aposentada do magistério e ex-militante do Sutep) vive em sua comunidade natal na serra de Lima cuidando de seu pai ancião e de vez em quando desce à cidade para visitar Emilio, pelo que parece ainda não estar inteirada deste acidente.
Emilio está internado no Hospital 2 de Maio da Av. Grau del Cercado de Lima, no Pabellón U de Cirugías Plásticas, cama 34. Necessita com urgência analgésicos, roupa interior ou roupa para o frio (camisas, camisetas, meias grossas, etc.), toalhas de mão, toalhinhas úmidas, algodão, pastilhas contra a infecção, álcool, papel higiênico, etc. Toda ajuda (monetária ou em coisas) é mais que bem vinda. Podem fazer-lhe chegar diretamente ou através de nós, companheiros que estaremos aguardando sua recuperação.
Mais infos: corrientelibertaria@riseup.net
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
minha sombra
com pernas mais longas
não me afasta
André Duhaime
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!