Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Novembro / 08 / [Espanha] Crônica da manifestação anti-OTAN: Stoltenberg, GO HOME!!

[Espanha] Crônica da manifestação anti-OTAN: Stoltenberg, GO HOME!!

By A.N.A. on 8 de Novembro de 2015

espanha-cronica-da-manifestacao-anti-otan-stolte-1

Apesar da incessante chuva, na quarta-feira, 4 de novembro de 2015, a manifestação convocada pela Plataforma ANTI-OTAN de Zaragoza reuniu pelo menos meio milhar de pessoas junto ao Edifício Pignatelli (Paseo María Agustín 36) na hora prevista, para dar “as boas vindas” à cidade ao Secretário Geral da OTAN, sob o lema: “Stoltenberg, GO HOME!!”.

Militantes da CNT distribuíram centenas de manifestos às pessoas ali concentradas e a transeuntes, onde se expressava a postura antimilitarista do sindicato anarquista e, portanto, também contrária à OTAN.

A manifestação começou às 19h30 percorrendo o Paseo María Agustín, girando pela Puerta del Carmen para avançar pela Avenida de Cesaraugusto, Coso, finalizando na Plaza de España. Na faixa que a CNT portava durante o transcurso da manifestação podia-se ler a inscrição: “OTAN NÃO. MONSTRO MILITARISTA. Organização armada e terrorista. DISSOLUÇÃO!!” enquanto percorriam as ruas junto às outras organizações e coletivos, isolados todo o tempo pela Polícia Nacional.

No percurso se entoaram cânticos antimilitaristas e contra a OTAN, tais como “gastos militares para escolas e hospitais”, “OTAN não, bases fora”, “militares: parasitas sociais”, “abaixo os muros dos quartéis” entre muitos outros. Enquanto a manifestação realizava o trajeto, se podia ver um helicóptero das Forças de Segurança continuamente sobrevoando a cidade de Zaragoza, ao qual os/as manifestantes dedicavam frases como “pio, pio, pio, que caia o passarinho”.

Ao chegar ao final da manifestação, se passou a fazer uma corrente humana (organizada por Mambrú e AA.MOC) desde o Banco de España, situado na praça de mesmo nome, chegando até a praça de Aragón onde se situa a antiga Capitania Geral Militar.

CNT-Zaragoza

aragon.cnt.es

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/11/03/espanha-4-n-nonatoday-contra-a-visita-do-secretario-geral-da-otan/

agência de notícias anarquistas-ana

dia muito frio
o vento desalinha
a plumagem do passarinho

João Angelo Salvadori

Compartilhe:

Posted in Geral | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários