Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Novembro / 08 / [Espanha] Crônica da manifestação anti-OTAN: Stoltenberg, GO HOME!!

[Espanha] Crônica da manifestação anti-OTAN: Stoltenberg, GO HOME!!

By A.N.A. on 8 de Novembro de 2015

espanha-cronica-da-manifestacao-anti-otan-stolte-1

Apesar da incessante chuva, na quarta-feira, 4 de novembro de 2015, a manifestação convocada pela Plataforma ANTI-OTAN de Zaragoza reuniu pelo menos meio milhar de pessoas junto ao Edifício Pignatelli (Paseo María Agustín 36) na hora prevista, para dar “as boas vindas” à cidade ao Secretário Geral da OTAN, sob o lema: “Stoltenberg, GO HOME!!”.

Militantes da CNT distribuíram centenas de manifestos às pessoas ali concentradas e a transeuntes, onde se expressava a postura antimilitarista do sindicato anarquista e, portanto, também contrária à OTAN.

A manifestação começou às 19h30 percorrendo o Paseo María Agustín, girando pela Puerta del Carmen para avançar pela Avenida de Cesaraugusto, Coso, finalizando na Plaza de España. Na faixa que a CNT portava durante o transcurso da manifestação podia-se ler a inscrição: “OTAN NÃO. MONSTRO MILITARISTA. Organização armada e terrorista. DISSOLUÇÃO!!” enquanto percorriam as ruas junto às outras organizações e coletivos, isolados todo o tempo pela Polícia Nacional.

No percurso se entoaram cânticos antimilitaristas e contra a OTAN, tais como “gastos militares para escolas e hospitais”, “OTAN não, bases fora”, “militares: parasitas sociais”, “abaixo os muros dos quartéis” entre muitos outros. Enquanto a manifestação realizava o trajeto, se podia ver um helicóptero das Forças de Segurança continuamente sobrevoando a cidade de Zaragoza, ao qual os/as manifestantes dedicavam frases como “pio, pio, pio, que caia o passarinho”.

Ao chegar ao final da manifestação, se passou a fazer uma corrente humana (organizada por Mambrú e AA.MOC) desde o Banco de España, situado na praça de mesmo nome, chegando até a praça de Aragón onde se situa a antiga Capitania Geral Militar.

CNT-Zaragoza

aragon.cnt.es

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/11/03/espanha-4-n-nonatoday-contra-a-visita-do-secretario-geral-da-otan/

agência de notícias anarquistas-ana

dia muito frio
o vento desalinha
a plumagem do passarinho

João Angelo Salvadori

Compartilhe:

Posted in Geral | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários