Apesar da incessante chuva, na quarta-feira, 4 de novembro de 2015, a manifestação convocada pela Plataforma ANTI-OTAN de Zaragoza reuniu pelo menos meio milhar de pessoas junto ao Edifício Pignatelli (Paseo María Agustín 36) na hora prevista, para dar “as boas vindas” à cidade ao Secretário Geral da OTAN, sob o lema: “Stoltenberg, GO HOME!!”.
Militantes da CNT distribuíram centenas de manifestos às pessoas ali concentradas e a transeuntes, onde se expressava a postura antimilitarista do sindicato anarquista e, portanto, também contrária à OTAN.
A manifestação começou às 19h30 percorrendo o Paseo María Agustín, girando pela Puerta del Carmen para avançar pela Avenida de Cesaraugusto, Coso, finalizando na Plaza de España. Na faixa que a CNT portava durante o transcurso da manifestação podia-se ler a inscrição: “OTAN NÃO. MONSTRO MILITARISTA. Organização armada e terrorista. DISSOLUÇÃO!!” enquanto percorriam as ruas junto às outras organizações e coletivos, isolados todo o tempo pela Polícia Nacional.
No percurso se entoaram cânticos antimilitaristas e contra a OTAN, tais como “gastos militares para escolas e hospitais”, “OTAN não, bases fora”, “militares: parasitas sociais”, “abaixo os muros dos quartéis” entre muitos outros. Enquanto a manifestação realizava o trajeto, se podia ver um helicóptero das Forças de Segurança continuamente sobrevoando a cidade de Zaragoza, ao qual os/as manifestantes dedicavam frases como “pio, pio, pio, que caia o passarinho”.
Ao chegar ao final da manifestação, se passou a fazer uma corrente humana (organizada por Mambrú e AA.MOC) desde o Banco de España, situado na praça de mesmo nome, chegando até a praça de Aragón onde se situa a antiga Capitania Geral Militar.
CNT-Zaragoza
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
dia muito frio
o vento desalinha
a plumagem do passarinho
João Angelo Salvadori
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!