No próximo dia 16 de Novembro em Coimbra está a ser organizado um ciclo de debates sobre movimentos sociais, pretende-se formar um espaço de encontro e reflexão onde se pode discutir diversos movimentos sociais e abrir a discussão para os momentos de luta que estão a acontecer contra a opressão e a globalização neoliberal.
Para o primeiro encontro é proposto a discussão do movimento pela autonomia Curda, um movimento de libertação, com um modelo de democracia direta e a dissidência do contexto político turco. Fazendo uma ligação com o movimento Curdo na Turquia, com a revolução que está a acontecer em Rojava e a sua luta contra a repressão estatal e também contra o ISIS.
O objetivo é mostrar e começar uma discussão sobre um novo modelo de organização horizontal e autônomo que o movimento Curdo estabelece contra o capitalismo, o Estado e a democracia representativa. Esta conversa vai também focar-se numa das questões centrais do movimento Curdo; A luta das mulheres, numa perspectiva de igualdade de gênero e do movimento de libertação das mulheres.
Programa: 16 de Novembro , 2015 – Real República da Prá-Kys-Tão (Rua Esteirinhas 2), 21h
– Documentário: A luta por justiça, Leyla Zana, Um símbolo de coragem 11’ 06’’ Produzido, Filmado & Dirigido por Jiyar Gol
“Um tribunal curdo condenou the high-profile Kurdish MP, Leyla Zana a 10 anos na prisão por “espalhar propaganda a favor do PKK”. Ela foi por duas vezes nomeada para o nobel da paz e venceu o prêmio do parlamento europeu para os direitos humanos e democracia. Este filme foi produzido quando Leyla Zana estava na prisão devido à sua condenação a 11 de prisão”
– Documentário: A Resistência é Vida – Entrevista a Havin Güneser, Movimento de libertação Curdo 09’ 23’’ por KOMAN ILEL
Entrevista realizada durante el Semillero “O pensamento critico frente a hidra capitalista” CIDECI UniTierra Chiapas, Maio de 2015, organizado pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional. Havin Güneser é portavoz da iniciativa internacional “Liberdade para Abdullah Ocallan” do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) y “Liberdade para o povo Curdo”.
Fala acerca da luta pela independencia do povo Curdo e do papel importante que as Mulheres desempenham nessa luta pela independencia, principalmente as milicias que resistem em Kobane.
Apresentação:
– Caravana Feminista
– Breve introdução acerca do movimento Curdo na Turquia
– Debate aberto
Fonte: https://www.facebook.com/events/1734684570096789/
agência de notícias anarquistas-ana
O galo é um leão
furiosamente aberta
a sua juba de penas.
Kikaku
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!