Um manual para assaltar os infernos.
Carlos Taibo.
Em um cenário como o de hoje — o da corrosão terminal do sistema e o de seu mais que provável colapso — as práticas libertárias são mais atuais que nunca. Em um momento de feitiço geral suscitado pelas opções partidário/parlamentares, convêm recordar que há pessoas que seguem defendendo a autogestão e a democracia direta, que questionam a ideia de que o Estado é uma instituição que nos protege, que propõe uma contestação franca do capitalismo em todas as suas formas e que são conscientes da urgência de propiciar o decrescimento, a desurbanização, a destecnologização, a despatriarcalização e a descomplexização de nossas sociedades.
Carlo Taibo é professor de Ciência Política na Universidade Autônoma de Madrid. Em 2010 publicou “Libertari@s. Antología de anarquistas y afines para uso de las generaciones jóvenes” (Del Lince, Barcelona) e em 2013 entregou à imprensa “Repensar la anarquía. Acción directa, autogestión, autonomía” (Los Libros de la Catarata, Madrid).
¿Tomar el poder o construir la sociedad desde abajo?
Los Libros de la Catarata, Madrid 2015
96 págs. Rústica 21×14 cm
ISBN 9788490970171
9.90€
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Teus olhos formam
das ázimas lágrimas
rios que retornam ao mar
Anibal Beça
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…