Sábado, 7 de novembro, realizou-se, como ocorrem costumeiramente todos os anos, a manifestação antimilitarista “Contra todas as guerras – Contra todos os exércitos” em razão do 4 de novembro.
A manifestação foi convocada, como sempre, pela seção da USI-AIT de Reggio Emilia e viu a adesão da Federação Anárquica Reggiana – FAI, Casa de Solidariedade Libertária, Pollicino Gnus e Mag6.
A concentração ocorreu na Porta S. Croce e a marcha percorreu a Via Emilia, terminando na praça Prampolini. A manifestação também teve a participação do artista libertário Cecio de “Gli Spavaldi”, que, na praça Prampolini, encenou diversas performances sobre o valor da deserção.
Oitenta companheiros e companheiras com muitas bandeiras pretas e vermelhas da USI-AIT e da FAI chamaram a atenção da população na tarde quente do sábado.
Ocorreram na praça Prampolini duas excelentes intervenções de Gian Maria Valent da FAI Reggiana e de Colby (Franco Bertoli), secretário nacional da USI-AIT, que, a partir do centenário da Primeira Guerra Mundial e da consequente exaltação do matadouro feita por esses meses pela retórica institucional, denunciou as guerras em curso, o desperdício de dinheiro público e os custos sociais do aparato militarista, no montante de 80.000.000 € por dia. Foi um grande dia, como propaganda, graças ao excelente clima quase de verão, o que permitiu distribuir muitos folhetos e realizar muitas ações ao longo do percurso. Logo após a manifestação, ocorreu um momento agradável e amigável com cocktail e jantar no círculo Berneri na via Don Minzoni.
USI- AIT Reggio Emilia
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
O flautista tocou
A criança gostou
E o coração marcou
Silvio Feitosa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!