“Eles destroem o planeta e agora as nossas liberdades. Nós não vamos nos deixar submeter. Exigimos a libertação imediata de todas as pessoas detidas e a organização da solidariedade com as vítimas da brutalidade policial.”
Milhares de pessoas reuniram-se hoje na Praça da República em Paris para denunciar as falsas aparências da COP21. A manifestação, programada há meses, tinha sido proibida pelo governo. É também para protestar contra esta proibição injusta que a multidão se reuniu.
Uma reunião improvisada aconteceu no local, com organizações do pólo libertário. Alternative libertaire expôs os seus argumentos face à crise ecológica¹ e face à situação provocada pelo estado de emergência². Depois de duas horas naquele lugar, a multidão iniciou uma manifestação em volta da praça. Confrontados com a presença da polícia provocante e intimidante, os militantes de Alternative libertaire procuraram proteger a multidão.
Brutalmente, os CRS [tropa de choque] irromperam e inundaram a praça com gás lacrimogêneo, impedindo os manifestantes e os transeuntes de abandonarem o local. Algumas granadas atingiram diretamente os manifestantes. A polícia lançou gás lacrimogêneo até no metrô antes de fechá-lo, fazendo do local uma autêntica armadilha. Ao final da tarde, centenas de controles de identidade e detenções ainda estavam acontecendo.
O governo e a sua polícia procuram silenciar qualquer contestação através da repressão sobre os militantes. Já no último domingo, a polícia tinha identificado 58 pessoas depois de uma manifestação de apoio aos refugiados, resultando em apresentações na polícia e prisões sob custódia. Em toda a França, nestes últimos dias, aconteceram prisões domiciliares e buscas visando militantes ecologistas.
“Eles destroem o planeta e agora as nossas liberdades. Nós não vamos nos deixar submeter. Exigimos a libertação imediata de todas as pessoas detidas e a organização da solidariedade com as vítimas da brutalidade policial.”
Alternative libertaire, 29 de novembro de 2015, às 19h15
Secretaria de Relações Exteriores
[1] http://www.alternativelibertaire.org/?L-urgence-ecologique-sortir-du,6589
[2] http://www.alternativelibertaire.org/?Guerre-terrorisme-guerre
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Nos gestos da mão
baila a brasa do cigarro:
pisca o pirilampo.
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!