Editora AK Press vai mudar-se do depósito de Oakland para um local próximo ao aeroporto de Chico
Ratos de livraria e anarquistas ficaram em rebuliço essa semana quando surgiu a notícia de que a AK Press, uma instituição de Oakland, estava mudando seu depósito para Chico. A editora independente, com raízes na Escócia, mas cujo maior mercado é os Estados Unidos, está trocando seu endereço da Bay Area por uma base de operações mais tranquila e barata.
“O que mais pesou foi o custo de vida na Bay Area – está ficando insustentável”, disse o funcionário Bill, que não quis dar seu sobrenome.
À medida que os preços de aluguel em Oakland e arredores subiram muito nos últimos anos, a vida foi se tornando menos confortável para os funcionários da empresa. Além disso, o depósito da AK Press, que sofreu um incêndio no início deste ano, foi interditado pela prefeitura, que exigiu melhorias grandes para liberar o seu uso.
“Esse fogo esquentou as coisas para nós”, disse Bill, rindo de seu trocadilho não intencional. A empresa já estava procurando lugar para se mudar de todos modos, disse, e a interdição acabou dando um empurrão.
A AK Press tem publicado e distribuído diversos livros controversos e radicais de política de esquerda radical. Como empresa anarquista, funciona num modelo cooperativo. Todo funcionário é igual, partilhando das tarefas divertidas e de limpeza, recebendo a mesma quantia de pagamento. Apesar de grande medida de reconhecimento, a AK Press não é uma empresa grande. Três funcionários mudarão de Oakland – onde o depósito da empresa ficou situado por 15 anos – para Chico, sem expectativa de contratação. No momento, entraram com aplicação para alugar um depósito na Ryan Avenue, próximo ao aeroporto municipal de Chico. “Provavelmente nos mudaremos para lá em janeiro”, disse Bill. “Tem muitas coisas que ainda estão indefinidas.”
Entretanto, uma coisa é certa: o pessoal da AK Press está contente com o novo começo. Ao longo dos últimos anos, pararam de realizar eventos no seu depósito. O espaço ficou apertado demais. Na sua nova sede em Chico, esperam poder oferecer festas de lançamento de livros, leituras de autores e outros eventos, disse Charles Weigl, outro funcionário da AK Press. Dada a forte cena artística e literária de Chico, a comunidade parece ser um encaixe perfeito.
“Considerando o tamanho de Chico, temos bastante seguidores lá”, disse Bill. “Desde que postamos sobre a mudança no Facebook, apareceram todo tipo de pessoas do nada dizendo ‘Oba!’”
Fonte: https://www.newsreview.com/chico/anarchist-takeover/content?oid=19146825
Tradução > G Montenegro
agência de notícias anarquistas-ana
Susto na colheita:
em vez do cupuaçu
cai a casa de vespas.
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!