Junte-se ao coletivo Ação Médica de Rua
Quem são os médicos de Ação de Rua?
Ação Médica de Rua ou Medical Action Street é um coletivo que busca se solidarizar com os companheiros que necessitam de atenção médica de emergência ante enfrentamentos e manifestações contra a polícia, bem como proteção e defesa ante a violência e o abandono animal, onde é necessário cuidado oportuno e solidário, onde uma ação rápida pode ajudar a proteger um companheiro humano e animal lesionado por gás lacrimogêneo, bala de borracha ou outro projétil localizado na área em resistência.
Também se busca gerar conhecimento, prevenção e autocuidado através de fanzines que podem ser usados na prática na defesa da liberdade.
O que fazem os ativistas de Ação Médica de Rua?
As necessidades de saúde dos ativistas são muito variadas e Ação Médica de Rua tratará de cumprir com isso em uma multiplicidade de maneiras:
Ação Médica de Rua pretende trabalhar durante ações diretas onde se proporcionará cuidados adequados e solidariedade aos manifestantes e, se necessário, negociar com a polícia para a circulação de pessoas feridas para áreas seguras. Porque os efeitos na saúde do spray de pimenta, gás lacrimogêneo, balas de borracha e algemas não são compreendidos pela maioria dos profissionais autoritários de saúde, Ação de Rua buscará pesquisar tratamentos adequados para prestar cuidados agudos e de longo prazo para este tipo de altercações.
O treinamento de capacitação em saúde e segurança é realizado para os ativistas de Ação de Rua sobre como ficar saudável, incluindo temas tão gerais como se lembrar de levar água e protetor solar para eventos, e usar roupa adequada, como forma de lidar com questões como o que fazer com as roupas que estavam cobertas de spray de pimenta.
Quem seriam os médicos de Ação de Rua?
Ação Médica de Rua surgirá de uma variedade de companheiros que buscam se solidarizar no cuidado e na prevenção da saúde, incluindo os ervanários, enfermeiras, técnicos de emergência médica, educadores de saúde, médicos, estudantes de medicina, acupunturistas, veterinários etc. Na verdade, uma formação médica na realidade não necessariamente tem que ser de um médico, uma vez que a maioria recebe treinamento adicional no cuidado médico solidário (primeiros socorros).
Ser um ativista de Ação Médica de Rua exige mais do que apenas o conhecimento médico. A capacidade de trabalhar em grupos de afinidade não hierárquicos, o valor do conhecimento médico não ocidental e trabalhar em situações de estresse e às vezes perigosas. Para muitos médicos e enfermeiras, o desenvolvimento dessas habilidades será o foco de sua experiência como Médico de Ação de Rua.
Se você quiser fazer parte do grupo, escreva para saludantiautoritaria@riseup.net, assunto: AMC. Fechamento das inscrições, 3 de janeiro de 2016.
Projeto Saúde Antiautoritária
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Escorre o sol
Salgando meus lábios
Passo a passo
Rodrigo Vieira Ribeiro
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!