Após mais de um ano de existência como organização, a Federação Estudantil Libertária (FEL) irá realizar o seu primeiro congresso nos dias 11, 12 e 13 de Março, na localidade madrilenha de Villaverde, no Ateneo, emprestado para a ocasião, da CNT Comarcal Sur.
O congresso é o máximo órgão de tomada de decisões da Federação, onde os acordos coletivos são estabelecidos e as estratégias comuns para enfrentar a mercantilização da educação em todos os níveis e a gestação de um projeto político libertário para a transformação social desde as lutas cotidianas.
Desde a formação da Federação, em julho de 2014, a organização tem participado de forma constante tanto nas lutas em defesa da educação, como em outras lutas com as quais há confluências e dar sua própria perspectiva, tentando assim não se colocar unicamente no campo estudantil. A Federação acredita que é vital a confluência das lutas contra o inimigo comum: o capitalismo e todas as estruturas de dominação de uma classe sobre outra, como o Estado ou o Patriarcado.
Neste período, a Federação se expandiu para novos territórios, como Salamanca ou Alicante, ela tem participado de grandes encontros de estudantes de âmbito internacional como o Fórum To Fight, e tem continuado a desenvolver a sua proposta de política: gestão comunitária da educação.
Federação Estudantil Libertária (FEL)
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
lua nublada
no alto da montanha
a solitária árvore
Alonso Alvarez
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!