O Décimo Congresso da Internacional de Federações Anarquistas (IFA) acontecerá de 4 a 7 de agosto de 2016 (de quinta-feira a domingo), em Frankfurt, na Alemanha.
O último congresso da IFA aconteceu durante os Encontros Internacionais do Anarquismo de St-Imier (Suíça), em 2012. Este Encontro, organizado pela Federação Anarquista (FA), a Federação Libertária das Montanhas (FLM) e Espace Noir (St-Imier), reuniu milhares de anarquistas de todo o mundo para debates, concertos, filmes, exposições, oficinas, mesas redondas, etc.
O êxito deste evento se deveu ao forte investimento dos membros da Federação Anarquista (FA), da Federação Libertária das Montanhas (FLM) e do Espace Noir (St-Imier), mas também graças à participação da IFA e da rede Anarkismo. Esta participação permitiu que todas as “famílias” do anarquismo estivessem representadas. Vieram delegações de todos os continentes. Estas reuniões serviram para estruturar redes de conhecimento e de solidariedade, que deram lugar a vários projetos.
Depois deste Encontro, a Internacional de Federações Anarquistas participou, apoiou e/ou iniciou os Encontros anarquistas mediterrâneos (Túnis, Grécia), Encontros anarquistas dos balcãs (Grécia, Eslovênia), Encontro das rádios anarquistas (Eslovênia, Alemanha), etc.
A IFA apoiou a criação da Federação Anarquista da América Central e do Caribe (FACC) e, em particular, os anarquistas de Cuba.
A Internacional de Federações Anarquistas apoia as lutas revolucionárias em Rojava (Curdistão sírio)
A IFA tem mantido relações estreitas com os anarquistas do México, Brasil, Chile, Peru e América Latina em geral. Estas relações ajudaram a iniciar um processo anarquista federal no Brasil. Isto se traduz no pedido de adesão à Internacional de Federações Anarquistas (IFA) da Liga Anarquista do Rio de Janeiro (Liga-RJ), da Federação Anarquista do México (FAM) e da Federação Anarquista local de Valdivia, (FALV-Chile). Estas filiações serão validadas no próximo Congresso.
No Congresso, além da recepção de novos membros e reflexões sobre o desenvolvimento da Internacional de Federações Anarquistas, se analisará a situação econômica e social geral, as questões relacionadas com a situação dos refugiados, as políticas de guerra interna e externa, e o nacionalismo. Haverá enfase na questão feminina e em particular a aplicação do seguro-espaço.
Para se manter atualizado sobre os preparativos do X Congresso e da atividade da IFA em geral, ver: http://i-f-a.org/index.php/es.
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/11/21/grecia-anarquistas-em-tessalonica/
agência de notícias anarquistas-ana
tuas mãos na minha pele
entre os raios de luar
fazem cinema
Lisa Carducci
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!