Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas da França na quinta-feira passada (31 de março) protestar contra a Lei do Trabalho (Loi Travail). Em várias cidades – incluindo Paris, Nantes, Rennes, Rouen e Marselha – houve confrontos entre manifestantes e policiais. No total mais de 100 pessoas foram detidas nos combates entre a polícia e os manifestantes.
Em Paris, milhares de pessoas se manifestaram com bandeiras de organizações estudantis contra a Lei do Trabalho, na Praça da Itália. Vários enfrentamentos com a polícia ocorreram pelo percurso. A polícia tinha visivelmente ordem de vigiar o cortejo muito de perto para evitar ataques a bancos e outros símbolos do capitalismo. O gás lacrimogêneo e as granadas de dispersão foram utilizadas massivamente, a frente das linhas policiais. Durante a manhã a polícia deteve dezenas de manifestantes.
Vídeo – Paris:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=143&v=-DQIPCPbWYg
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
o céu resfria
a lua vestiu
uma charpa de bruma
Rogério Martins
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…