França vive novo dia de protestos contra lei trabalhista

franca-vive-novo-dia-de-protestos-contra-lei-tra-1

 

Estudantes de ensino médio, universitários, trabalhadores e precários franceses se manifestaram novamente nesta terça-feira (5) por todo país contra o projeto de lei trabalhista impulsionado pelo governo “socialista”, alvo de um forte movimento de protesto social há quase um mês.

Paris foi o cenário de uma autêntica revolta com grupos de jovens a atacarem as forças da ordem com pedras, garrafas de vidro, tintas e ovos, gritando “a polícia em toda parte, a justiça em nenhum lugar”. A polícia respondeu com gás lacrimogêneo e deteve pelo menos 130 pessoas na sequência da manifestação.

Na cidade de Rennes, manifestantes invadiram os trilhos de trem, obrigando a empresa SNCF a interromper o tráfego ferroviário pela terceira vez em três semanas. Houve confrontos com a polícia.

Estudantes passam a noite em claro para protestar

Em um ambiente mais tranquilo, centenas de pessoas passaram a noite na Praça da República, no coração da capital francesa, para denunciar a reforma trabalhista. Desde quinta-feira da semana passada, estudantes têm passado a noite em claro no local, em um movimento batizado de “Nuit Début”.

Vídeo do protesto em Paris: https://www.youtube.com/watch?v=7aDdWQBxWzk

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/04/05/franca-video-bloqueios-manifestacao-e-enfrentamentos-com-a-policia-em-paris-na-manha-de-31-de-marco/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/04/04/franca-greves-e-manifestacoes-contra-a-lei-do-trabalho-e-todas-as-leis-antissociais/

agência de notícias anarquistas-ana

Recolhida em si mesma
a alma do figo
é flor em za-zen.

Yeda Prates Bernis