Sábado 16/04 – 18h – Rossio – Lisboa
Nuit Debout? O que é isso?
No dia 9 de Março uma greve geral contra a nova lei do trabalho paralisou a França. A partir daí, aconteceram várias mobilizações por todo o lado (Paris, Rennes, Nantes, Toulouse, etc): manifestações, greves, bloqueios, ocupações de escolas, faculdades, teatros. Em 31 de Março, ao fim de um dia de greve e manifestações, as pessoas decidiram que não regressariam a casa. Foi a primeira Nuit Debout (“noite de pé”, numa tradução livre), em que as praças, ao invés do habitual vazio noturno, se encheram de pessoas e assembleias. Apesar da violenta repressão da polícia, com despejos e cargas com gás lacrimogêneo, numa França que está em “estado de emergência” desde os atentados em Paris, as “Nuits Debout” e as assembleias continuam nas praças. As pessoas resistem e estão a descobrir que, mais do que se limitarem à discussão da nova lei do trabalho, pretendem pôr em causa todo o mundo que ela significa.
Noite de pé no Rossio
No próximo sábado, 16 de Abril, juntamo-nos no Rossio (Lisboa) às 18h em solidariedade com todos aqueles que, em regime de proibição e repressão violenta das suas manifestações e assembleias se recusam a desistir. Também aqui temos muito a discutir sobre o trabalho, sobre uma economia que nos esmaga as vidas, sobre as liberdades que nos roubam em nome da segurança, sobre outras formas de pensar, decidir e construir coisas comuns. Somos trabalhadores, estudantes, migrantes, desempregados, precários, refugiados, manifestantes. Passamos a noite de pé porque o capitalismo nos dá insônias. E pretendemos ser o pesadelo dos que têm andado a dormir demasiado descansados.
Fonte: https://www.facebook.com/events/1009359972477953/
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
no poço da quinta
o balde traz-me
estilhaços da lua
Rogério Martins

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!