BANDIDOS GENEROSOS (Descontrol) é um compêndio de relatos gráficos que narram a trajetória vital e delituosa de alguns dos foragidos mais célebres ou interessantes dos últimos séculos.
A todos os protagonistas desta obra, denominaram bandidos e foram resgatados pela memória popular, por sua generosidade ou rebeldia. O relato das peripécias, os sonhos e os sofrimentos destes homens e mulheres permitirá ao leitor conhecer o lugar e a época na qual viveram seus protagonistas, os motivos que propiciaram sua ilegalidade e a razão pela qual certas autoridades, em ocasiões, ocultaram sob o nome de “bandidos” o que na realidade foi uma oposição política e social.
É portanto um livro de aventuras e entretenimento – com elementos próprios tanto da novela histórica como dos comics de heróis e vilões – baseado em historias reais, se bem com certas licenças historiográficas.
Mulheres que se disfarçam de homens e participam em abordagens piratas, um mineiro do Selvagem Oeste que ataca diligências por vingança, um anarquista da Belle Époque que defende ante os juízes sua atividade ilegal, uma história de amor e resistência no sertão brasileiro, um expropriador revolucionário que desafia o regime franquista e ativistas que roubam e distribuem comida na época hippie são os personagens que protagonizam as seis histórias que compõem esta novela gráfica.
O historiador Rodrigo Vescovi é o responsável da direção e da documentação deste comic, no qual também colaborou Zoel Forniés e que foi ilustrado por desenhistas novos e consagrados: Jakob Silves Kramer, Marc Vila, Jordi Zapata, Fraçois Gaullier, Nuria Velasco e Henar Torinos.
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Apenas vós,
Árvores de tronco branco,
Me garantis que retornei.
Paulo Franchetti
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...