Por David Gasc
Sim sim, de verdade! Com minha amiga visitamos um projeto de vida sustentável chamado Velatropa. Velatropa é um Parque Natural e um Centro Experimental Interdisciplinar de desenvolvimento localizado em um sítio da Cidade Universitária (UBA) da cidade de Buenos Aires, Argentina.
Professores e estudantes de Ciências Naturais da UBA [Universidade de Buenos Aires] fizeram da ex Villa Rosa de Nuñes uma reserva ecológica com casas de adobe, viveiros e horta própria. É um centro de desenvolvimento de formas alternativas de encarar nosso papel como habitantes do planeta terra. Desde o cotidiano até o prático, técnico e filosófico se abordam as esferas do conhecimento em busca de um desenvolvimento sustentável, social e, sobretudo, didático. Nosso fim é ser um exemplo e uma articulação entre a forma de vida globalizada e urbana e a localizada e rural. Sem chegar a ser nem uma nem outra, oferecemos a possibilidade de participação na co-construção de um avanço mais justo com a natureza e seus moradores.
O que distingue esta ecovila é que – diferente de outras – seus membros são transitórios e em sua maioria estrangeiros. “Aqui não há líderes. Isto é uma organização horizontal”, insiste um dos membros que nos guia num passeio pelo viveiro onde cuida das árvores e plantas nativas. Estão experimentando a capacidade de resiliência da natureza em regenerar um ecossistema natural depois de perturbações demasiado intensas. Para isto, semeiam pouco a pouco o terreno com sementes de espécies nativas da zona. A horta orgânica é outros dos principais lugares. Lá, experimentam as teorias e aplicam as práticas de permacultura. “Conhecer é bom! Mas aplicar é melhor!”, nos confessa o biólogo.
Sempre há na aldeia em torno de 20 pessoas. Qualquer um pode vir visitá-la. É de livre acesso e gratuito. Para viver aqui, são oferecidos estágios de uma ou duas semanas e se avalia se as pessoas se sentem bem com a convivência em comunidade. Com Daniela, o que gostou é que lá cada um faz o que quer, mas faz. Não há ordens. “Se você ver uma tarefa, faça-la sua!”. Assim deveria ser tudo! Como ilustra Velatropa, tudo é possível!
Fonte: surlaroutedupatrimoine.wordpress.com/2016/05/07/una-ecoaldea-en-buenos-aires
Tradução > PF
agência de notícias anarquistas-ana
A grama diz
o que o vento diz
o indizível bis
Elson Fróes

Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!