Por David Gasc
Sim sim, de verdade! Com minha amiga visitamos um projeto de vida sustentável chamado Velatropa. Velatropa é um Parque Natural e um Centro Experimental Interdisciplinar de desenvolvimento localizado em um sítio da Cidade Universitária (UBA) da cidade de Buenos Aires, Argentina.
Professores e estudantes de Ciências Naturais da UBA [Universidade de Buenos Aires] fizeram da ex Villa Rosa de Nuñes uma reserva ecológica com casas de adobe, viveiros e horta própria. É um centro de desenvolvimento de formas alternativas de encarar nosso papel como habitantes do planeta terra. Desde o cotidiano até o prático, técnico e filosófico se abordam as esferas do conhecimento em busca de um desenvolvimento sustentável, social e, sobretudo, didático. Nosso fim é ser um exemplo e uma articulação entre a forma de vida globalizada e urbana e a localizada e rural. Sem chegar a ser nem uma nem outra, oferecemos a possibilidade de participação na co-construção de um avanço mais justo com a natureza e seus moradores.
O que distingue esta ecovila é que – diferente de outras – seus membros são transitórios e em sua maioria estrangeiros. “Aqui não há líderes. Isto é uma organização horizontal”, insiste um dos membros que nos guia num passeio pelo viveiro onde cuida das árvores e plantas nativas. Estão experimentando a capacidade de resiliência da natureza em regenerar um ecossistema natural depois de perturbações demasiado intensas. Para isto, semeiam pouco a pouco o terreno com sementes de espécies nativas da zona. A horta orgânica é outros dos principais lugares. Lá, experimentam as teorias e aplicam as práticas de permacultura. “Conhecer é bom! Mas aplicar é melhor!”, nos confessa o biólogo.
Sempre há na aldeia em torno de 20 pessoas. Qualquer um pode vir visitá-la. É de livre acesso e gratuito. Para viver aqui, são oferecidos estágios de uma ou duas semanas e se avalia se as pessoas se sentem bem com a convivência em comunidade. Com Daniela, o que gostou é que lá cada um faz o que quer, mas faz. Não há ordens. “Se você ver uma tarefa, faça-la sua!”. Assim deveria ser tudo! Como ilustra Velatropa, tudo é possível!
Fonte: surlaroutedupatrimoine.wordpress.com/2016/05/07/una-ecoaldea-en-buenos-aires
Tradução > PF
agência de notícias anarquistas-ana
A grama diz
o que o vento diz
o indizível bis
Elson Fróes
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!