O sindicato CNT alertou sobre as graves condições que enfrentam trabalhadoras e trabalhadores dos setores de hotelaria e comércio, um dos espaços em que “mais se descumprem os convênios na maioria das empresas e se vulneram de maneira habitual os direitos fundamentais da pessoa”.
A central anarcossindicalista alertou que La Oca Nicolasca e Sapatarias Laia, comércios localizados em Barakaldo, “são um claro exemplo disso”. No caso da pizzaria, o sindicato denunciou um “trato degradante” que sofrem as trabalhadoras e trabalhadores. Segundo revelou a CNT, ali existem pessoas obrigadas a trabalhar sem contrato, “recebendo salários de miséria, sem férias e com horas trabalhadas que não são pagas”.
Nesse mesmo sentido, a central anarcossindicalista denunciou “despedidas totalmente injustas”, ao que advertiu que “dará todos os passos necessários” para defender os direitos das empregadas e empregados. Em tal sentido, fez um chamado “para que não se consuma no estabelecimento até que se respeitem os direitos laborais”.
“No caso das Sapatarias Laia – cujos responsáveis chegaram a demitir uma trabalhadora que se ausentou para acudir um familiar que se encontrava a ponto de morrer, luta levada adiante pela CNT e que permitiu uma solução favorável à nossa companheira”, destacaram. Não obstante, o sindicato grifou que se manterá alerta ante novos abusos e fez um chamado “para acabar com a precariedade que segue caminhando livremente nesses setores”.
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Branco instante
entre verde e azul:
garça ou pensamento.
Yeda Prates Bernis
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!